sábado, 28 de abril de 2012

A INVEJA

Nestes tempo de definições políticas, de formação de chapas para disputa eleitoral e em conseqüência a escolha de interlocutores e operadores  das diversas espécies de operações, o sentimento de inveja graça a solta.
Fui buscar a definição mais clássica desse sentimento que tanto atormenta os incompetentes e suas consequencias tanto prejudica os justos. 


Segue a definição:

Inveja ou invídia[1][2] é um sentimento de tristeza perante o que o outro tem e a própria pessoa não tem. Este sentimento gera o desejo de ter exatamente o que a outra pessoa tem (pode ser tanto coisas materias como qualidades inerentes ao ser).
Muitas vezes, se confunde Inveja com Cobiça, que significa querer tirar a tal coisa desejada à pessoa que a tem, fazendo com que ela fique sem ela.
A origem latina da palavra inveja é "invidere" que significa "não ver". Com o tempo essa definição foi perdendo o sentido e começado a ser usado ao lado da palavra cobiça, o que gera, até hoje, cada vez mais confusões e interpretações errôneas.
Os indivíduos disputam poder, riquezas e status, aqueles que possuem tais atributos sofrem do sentimento da inveja alheia dos que não possuem, que almejariam ter tais atributos. Isso em psicologia é denominado formação reativa: que é um mecanismo de defesa dos mais "fracos" contra os mais "fortes".
A inveja é originária desde tempos antigos, escritos em textos, que foi acentuado no capitalismo e no darwinismo social, na auto-preservação e auto-afirmação.
A inveja pode ser definida como uma vontade frustrada de possuir os atributos ou qualidades de um outro ser, pois aquele que deseja tais virtudes é incapaz de alcançá-la, seja pela incompetência e limitação física, seja pela intelectual.

[editar]

quinta-feira, 26 de abril de 2012

O Partido da Família

Assistindo televisão, vi as inserções do PSC, o partido da família.
Tem político que só emprega pessoas da própria família e tais políticos não são do PSC, seria um convite?