sábado, 27 de novembro de 2010

A OCUPAÇÃO DA VILA CRUZEIRO INICIOU HÁ MAIS DE UMA DÉCADA

A violência do Rio de Janeiro está ocupando o noticiário de toda a semana, aterroriza as pessoas mas é um fato positivo.
A violência, reação dos bandidos A um avanço das forças de segurança.

Entretanto o que vejo como mais positivo é a apoio da população as ações das forças de segurança, as forças do estado brasileiro.

Em passado relativamente recente, uma operação como a que foi implementada nestes últimos dias no Rio de Janeiro, seria rechaçada pela população de trabalhadores, especialmente dos moradores residentes nas favelas, por uma série de circunstâncias, que combinadas criavam um clima de apoio da população para com a bandidagem.

  • Herdada da primeira República, quiçá do Império, um ambiente de corrupção Institucional, especialmente nas forças policiais  faziam com que a população visse sempre o policial como um opressor chantagista e oportunista. 
  • Durante o Regime Militar, as forças de Repressão Política se misturaram com as forças de segurança pública, criando um clima de rejeição, de completa antipatia da população para com a polícia, especialmente nas comunidades mais carentes. 
  • A cidade se expandiu surgindo as favelas e o poder público não conseguiu impedir, nem tampouco assistir. Vários programas de desfavelamento simplesmente fizeram surgir novas favelas construidas pelo estado. 
Com o crescimento das favelas e com uma população  completamente desassistida de serviços públicos, especialmente de saúde, educação, transporte público e urbanização, aliados a antipatia a "polícia", os bandidos fizeram as vezes do estado, ofertando um mínimo de serviços em troca de apoio das comunidades. Esse quadro perdurou por muito anos, criando um estado  independente dentro do estado, com suas próprias leis, regras e território.

A ocupação da favela da Vila Cruzeiro e o cerco ao complexo do Alemão não começou esta semana, isso começou há uns 12 anos, com a expansão dos serviços públicos para as comunidades antes marginalizadas, com o fortalecimento do SUS, com o surgimento do Programa de Saúde da Família, com a criação do FUNDEB, enfim, com as melhorias sociais acometidas pelos governos de Lula e FHC.

A criação das UPP Unidade de Polícia Pacificadora tem sido uma experiência positiva, uma metodologia de integração das forças de segurança com as comunidades, neutralizando aquele ranso que sempre existiu a respeito de polícia.

Enfim estamos próximos de derrotar e eliminar o estado que o crime organizado  criou dentro do estado, onde não existem garantias constitucionais, não tem direitos individuais,  execuções sumárias são freqüentes e corriqueiras, todavia,  outrora foi o único estado certa faixa da população conhecia, diante de décadas de abandono pelo estado oficial.


Parabéns ao Povo do Rio de Janeiro, Parabéns ao Governador Sergio Cabral.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

CADA QUAL NO SEU QUADRADO

Várias situações de quebra de empresas têm se verificado porque alguns empresários ávidos de poder, muitas vezes de ávidos de notoriedade, bem sucedidos em suas atividades principais, incorporam a o perfil de Grupo Econômico e saem por aí comprando e montando empresas com atividades completamente distintas daquelas que lhes fizeram prosperar. 

Hoje foi a leilão em um tribunal Trabalhista em São Paulo, uma fazenda do ex-presidente da Vasp, Wagner Canhedo, a Fazenda Piratininga, cujo lance mínimo foi de 430 milhões de reais e o valor de avaliação é de 630 milhões.
A propriedade 130 mil alqueires, com estrutura empresarial e operacional invejável, abriga um rebanho de 70 mil cabeças de gado Nelore.
Nos meus tempos de madeireiro, forneci madeira para porteira e curral dessa fazenda, que possuia mais de 1500 porteiras, todas de IPÊ.

Canhedo, um bem sucedido empresário do ramos de transportes terrestres em Brasília, com uma Empresa de Ônibus Urbanos, a Viplan e também transporte de grãos, tendo como cliente a Cobal, responsável pelo armazenamento e locação dos estoques estratégicos do Governo Federal, um negocio milionário, já era proprietário da referida fazenda..
Por vaidade, por querer ser o grande capo de um Cia. Aérea, adquiriu do Governo do Estado de São Paulo a Vasp, passou por grandes dificuldades, esteve até preso por ser depositário infiel ao tentar sobreviva da Vasp. Hoje teve o seu maior patrimônio leiloado.

Silvio Santos de apresentador quis ser banqueiro, quebrou e hoje, aos 80 anos,  tem todo o seu patrimônio pessoal comprometido com o Fundo Garantidor.

Antônio Ermírio de Moraes, o maior industrial do país, disse em uma entrevista que no Brasil os Bancos ganhavam muito, resolveu ser banqueiro, o BV, se não é o Banco do Brasil comprar o controle do Banco BV, estaria igual ao Silvio Santos. 

Ser empreendedor não é aproveitar o dinamismo de um negócio de sucesso e sair comprando outras empresas, ser empreendedor é investir com segurança, é vislumbrar oportunidades possíveis e torna-las reais.

Dos três exemplos citados, dois deles entraram no ramo de atividade que lhes levaram a desgraça por vaidade, um ex camelô e outro ex-motorista, precisavam de fortalecer o ego. 
Já o terceiro exemplo, por ganância e inveja

Assisti no escritório dos Canhedo em Brasília o clima de vaidade de terem adquirido a Vasp, não podia imaginar que acabaria como acabou. 


terça-feira, 23 de novembro de 2010

O POPULISMO E AS NECESSÁRIAS OBRAS ESTRUTURANTES

Uma pessoa, normalmente muito maquiada, geralmente mulheres, mostra naquele momento o que efetivamente não é. A maquiagem tem esse poder.

Nas cidades, obras de objetivo superficial, tidas como obras de mero embelezamento sem o acompanhamento das respectivas obras estruturantes, são como as mulheres muito maquiadas e terão problemas no futuro.

As mulheres muito maquiadas,  depois de alguns anos, quando lavam o rosto ficam irreconhecíveis, por ficarem feias também se deprimem, deprimidas adoecem, doentes abreviam seu período produtivo e até a podem prematuramente nos deixar.

As cidades que não fazem obras estruturantes na proporção de suas necessidades, quando sai a tinta e as reais necessidades se avolumam ficam também irreconhecíveis no aspecto social. 
O Desenvolvimento fica prejudicado, os habitantes ressentem da falta da estrutura e depois de algum tempo, cai a qualidade de vida e instala-se o caos, um retrocesso.

O instituto da reeleição contribui substancialmente para que os gestores ávidos de poder atropelem todo e qualquer bom senso, buscando a popularidade a qualquer custo, com obras de mero embelezamento e funcionalidade menos importante, sem a proporcionalidade adequada de obras estruturantes. 

A médio prazo a sociedade pagará pelo equivoco e o preço é muito caro.

Esse conceito é válido para todas as esferas da administração brasileira, municipal, estadual e federal

Em Tucuruí, como em todas as cidades,  a Câmara Municipal deve apreciar o orçamento para 2011, neste próximos dias que nos distancia do natal, é importante que os vereadores e a sociedade como um todo fiquem atentos na análise da peça orçamentária que o executivo está propondo e sempre que necessário, façam as devidas emendas. 
É a principal função dos senhores vereadores e o orçamento determina o rumo do município para o próximo ano.

domingo, 21 de novembro de 2010

CENTRO DE RECUPERAÇÃO NOVO CAMINHO

O Centro de Recuperação Novo Caminho, é uma entidade sem fins lucrativos que se propõe a recuperar dependentes químicos, Álcool e Drogas.

O Centro está lançando um folder com o objetivo de angariar mantenedores.

Reprodução do Texto do Folder.


Prezado(a) Senhor(a):

 O Centro de Recuperação Novo Caminho é uma entidade sem fins lucrativos que tem por finalidade o apoio a recuperação de pessoas portadores de dependência química, Álcool e Drogas.

No presente momento, temos 19 internos sendo recuperados das mais diversas espécies de drogas.
Devolver essas pessoas a sociedade é nosso objetivo.

O custeio do Centro é feito pela Venda de vassouras obtidas da reciclagem de garrafas PET’s, que serve não somente para custear parte das despesas de manutenção dos internos, como também para terapia ocupacional dos mesmos, bem como produz hortaliças dentre outras atividades.

Entretanto, essa fonte de recursos não é suficiente, sendo necessário ser complementada por doações.

Estamos fazendo uma campanha para complementar os recursos necessário através de doações e para tal estamos convidando V.Sª. para ser nosso mantenedor.
Se desejares colaborar dessa forma, escolha um valor mensal, preencha o formulário ao lado e nós emitiremos 12 boletos bancários e entregaremos em sua residência.

Escolhemos a forma de Boleto Bancário para que tudo fique registrado, passível de auditoria, para que não haja risco de desvios de sua doação.

Se essa mensagem tocou seu coração, doe, estarás fazendo um grande benefício à sociedade e terás o reconhecimento do Senhor.

Atenciosamente,


Davi Belo
Coordenador

Caso queira ser Mantenedor, ligue para (94) 8167-6135.
Fotos do Centro de recuperação

Fabricação de Vassouras com Garrafas PET 
Culto Evangélico na Comunidade, Internos e Famílias
Horta cultivada pelos Internos no Centro de Recuperação Novo Caminho

O Centro de Recuperação Novo Caminho é uma obra ímpar, como poucas que eu tenha conhecido.


A emoção dos internos e suas famílias ao se sentirem libertas do vício é comovente,