sábado, 27 de fevereiro de 2010

Feliz aniversário Dona Luzia

95 anos
Hoje, 27 de fevereiro, minha mãe, Luzia Cerqueira Alves completa 95 anos de vida.
Nascida em 27 de fevereiro de 1915, registrada como Luzia Cerqueira, filha de João Cerqueira e Carolina Cerqueira, em Itapetininga, Estado de São Paulo, casou-se com Osorio Pacheco Alves e passou a se chamar Luzia Cerqueira Alves.
Dona Luzia foi durante boa parte de sua vida, professora, tendo se aposentado há mais de 50 anos.
Hoje, reside em Tucuruí é eleitora daqui e deve votar nas próximas eleições.
Apesar da avançada idade, Dona Luzia se locomove com certa facilidade, lê diariamente os jornais e revistas, é uma pessoa atualizada, dona de suas opiniões e pensamentos. 
Dona Luzia criou 4 filhos, dentre eles, eu, conduziu sua vida com muita sabedoria, o que irradia até hoje aos que  com ela convivem.
Mãe exemplar, até hoje pauta as ações daqueles que estão sob seu teto, minhas irmãs, Eneida e Maisa, que a pedido não vou divulgar a idade.
Parabens minha querida, você tem o amor de todos nós.


Sua filha mais velha, Celina, construiu uma página com fotos e imagens interessantes de sua trajetória, para ver Click aqui

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

As prévias são o chicote do Governo

As prévias no Pt para a escolha de candidatos ao governo em 2010, funciona para a Governadora e seu grupelho como o chicote para o cachorro.
Quando eles fazem alguma coisa fora do combinado, o pessoal ameaça com prévias e imediatamente voltam atrás, como fizeram com o esvaziamento completo da Casa Civil.
Como o cão amestrado, basta o domador dirigir o olho para o chicote que está pendurado em um prego na parede para o desastrado filhote de pastor alemão em fase de aprendizado parar de estrassalhar os brinquedos, de roer a beirada do sofá e outras peripécias.
Completado o treinamento, o cão fica melhor, ele não precisa mais de chicote, nem mesmo da presença do treinador para fazer suas gracinhas de cão educado, porém o treinamento é longo e se interrompido, não serve para nada, pelo contrário, o cão fica ainda mais levado. 
Assim é nossa governadora, as prévias funcionam para ela como o chicote para o cão, o tempo para amestra-la é exíguo, imaginem ela amanhã sem as prévias, seria um desastre.   

PALÁCIO DOS DESPACHOS PERDEU A BATALHA E O PUDOR, COMO SE TIVESSE

O Palácio dos Despachos perdeu completamente o pudor.
Ontem Ana deu um golpe no pessoal da Holding de tendências "Construindo um Novo Brasil", baixando um decreto que retirava da Casa Civil o direito de  nomear e exonerar os cargos de confiança chamados DAS.
A Imprensa publicou, o pessoal interessado deve ter ficado aturdido e permaneceu silencioso no primeiro momento, o políticos cujo interesse não é direto, simplesmente imaginaram que haveria um consenso, uma vez que é impensavel que alguém que fez um acordo dias atrás, assim do nada retira poderes da casa civil para entrega-la vazia e com as paredes rachadas. 
Quando o pessoal acordou, foi pra cima e a bonitinha, revogou o decreto.
Publicado no Diário Oficial de Hoje, leia, click  aqui.
Isso prova que esse pessoal não é de confiança e uma vez eleita, caso isso fosse possível, a bonitinha, para não dizer, bonitona que está gorda pra chuchú, faria isso que fez com a Casa Civil, em todo o governo, todo o tempo.
O problema de nossa governadora é que ela perdeu completamente a autoridade junto a esse grupelho que conduz tudo.
Faz tempo que digo, a Ana não tem autoridade sobre seus parentes consanguíneos, seus namorados, seu ex-marido e família e as comadres, exceto a comadre Edilza que perdeu este status, para os mais bonitinhos.. 
Além do pudor, perdeu a batalha e ainda pensam que conseguem enganar alguém, eles são é muito primários ou se sentem os tais.  

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Não te quero mais, vá de retro, vai cantar em outra freguesia

Primeiro a reunião do Deputado Jader Barbalho com os ilustres do PT não deu em nada, a não ser um bom jantar oferecido pelo Deputado e as portas se fecharam com a despedida dos visitantes, digo visitantes e não convidados.

A Lider do Governo Deputada Bernadete ten Caten vai a tribuna da Assembléia Legislativa e quer impor a oposição, especialmente o PMDB, aprovar a concessão do famigerado empréstimo de "366", dizendo que como os recursos são para recompor o caixa, não precisa dizer o que vão fazer com o dinheiro.
Mesmo que fosse real essa suposição da Deputada, a desobrigação fiscal de explicar o que vai ser feito com o dinheiro do empréstimo não obrigaria aos Deputados que têm a responsabilidade de apreciar a matéria  aprovassem obrigatoriamente. Fosse assim, não precisaria votação. Na sua fala a Deputada cita veementemente que os Deputados têm a responsabilidade de aprovar o empréstimo, engana-se os Deputados têm a obrigação de apreciar e votar, depois de apreciado e votado nas Comissões de Constituição e Justiça e Finanças.

Hoje o Deputado Federal Zé Geraldo repete o mesmo discurso de Bernadete na Câmara dos Deputados, reafirmando a tal obrigação e atribuindo aos Deputados a responsabilidade de aprovar.


Esquecem os ilustres Deputados que a Assembléia Legislativa do Estado do Pará já aprovou mais de 2 bilhões de reais em emprestimos para esse governo que não teve capacidade de captar e o que captou, não se sabe onde aplicou.

Com tais discursos percebo que o tom está mudando, "a ficha está caindo", o PMDB não vai fazer parte da coligação que apoiará a Governadora Ana Julia a reeleição, até que enfim.

O PT no Pará tem se comportado como uma namorada safada, que meteu a mão na carteira do namorado, meteu chifre nele, se exibiu no bairro com comportamento impróprio, esnobou e fez vergonha ao namorado sempre comportado e fiel, que a certa altura, não a quer mais. Ela diz aos amigos comuns que o ama desesperadamente, que precisa dele, que não vive sem ele. O namorado, discreto e elegante, simplesmente não quer mais e pronto. 

Me esquece, vá de retro, vá cantar em outra freguesia, seriam as suas colocações. caso não fosse elegante e educado.
Mas mesmo assim, a profiça ainda deve insistir mais um pouco, , , , , ,
Até meados de abril.
  

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Pacheco, cidadão de Tucuruí

Recebi hoje um ofício de sua excelência o presidente da Câmara Municipal de Tuuruí, vereador José Francisco A. Pereira Ribeiro me informando e convidando para comparecer em uma sessão solene  a se realizar no plenário daquela casa no dia 1º de março, as 16:00 com o objetivo de entrega de título honorífico de cidadão de Tucuruí, o que fui agraciado.
Obrigado, excelência, tenho um compromisso agendado para esse mesmo dia fora de Tucururí, mas farei o possível para conseguir adia-lo para poder me fazer presente em tão importante honrosa solenidade, caso não consiga, comunicarei e mandarei um representante.

Jader x Petistas Ilustres, encontro vazio

A respeito da propalada reunião entre o Deputado Jader Barbalho e o presidente do PT, o Ministro Padilha e o Presidente Regional do PT, a reunião aconteceu, mas nada, como já prevíamos.
Ao ler o que o vice presidente regional do PMDB, Deputado Parsifal Pontes escreveu a respeito, o ambiente não é para nenhum acordo. 
Insistiram na aprovação do famigerado empréstimo de 366 milhões e repetiram a ladainha de sempre,


Parsifal escreveu
  "O PT continua feito o cão que corre atrás do rabo, achando que o PMDB vai ficar como o rabo que corre atrás do cão."
 Disseram eles:"O PT também não vê problemas em dar o vice ao PMDB”, mas que precisa “afunilar” esta questão."
Classifico essa declaração uma provocação.

Continua Parsifal
Entenda-se por “afunilar” esta questão que o PMDB deveria considerar em se contentar apenas com uma vaga ao Senado e entregar, de novo, o lombo, para o PT cavalgar de volta ao Palácio dos Despachos e, de contrapeso, dar a garupa ao deputado Paulo Rocha chegar junto no salão senatorial." 
Chegamos a pensar até anteontem que o PT poderia dar o Vice para Jader, poderia se inverter a cena, o que seria o melhor palanque para Dilma, com a boa vontade que tem aparentemente demonstrado o Deputado Paulo Rocha 

Veja o que Parsifal fala de Paulo Rocha
"O deputado Paulo Rocha, um dos que comanda boa parte das tendências petistas, deseja o deputado Jader Barbalho na chapa majoritária, menos pela eleição de Ana Júlia e mais pela sua própria ao Senado.
 Igualmente, sua defesa da aliança e o assentimento aos reclamos do PMDB na relação com o PT são puramente assépticos e inconsequentes: sempre que teve oportunidade avançou no governo, arrebatando a SEDUC, pedaços da SESPA, espaços federais, e agora, com a derrubada da ponte do Palácio dos Despachos, tomou assento na Casa Civil.
 Em nenhuma destas oportunidades procurou o PMDB para oferecer parte do butim: claro, embora ele não seja da DS, ele é do PT e o PT, como se sabe, é aquele que lhe convida à casa dele mas lhe atende na ante sala, em pé, e com a vassoura atrás da porta para que você saia logo."


A Confiança Abalada
Parsifal disse:

"Como toda relação se baseia em confiança, o PMDB, pelo número de covas no seu cemitério de ressentimentos, que o PT ousa resolver oferecendo o que poderemos ter sem eles, é de difícil equacionamento a solução desta aliança na qual o PMDB foi absolutamente desconsiderado.


Até mesmo aquilo que o PT oferece, eu particularmente não acredito que entregue: o deputado Jader Barbalho corre sério risco de enviar o seu segundo voto de Senador rumo ao PT e de lá não receber o segundo voto de Paulo Rocha"





A Jornalista Ana Célia Pinheiro, informou que Jader terá uma conversa Tete e Tete com Ana Julia neste final de semana, o que eu pessoalmente acredito que não passará de mais um ato para cumprir tabela.


O pessoal da DS que foi desalojado da Casa Civil continua fazendo a articulação política do Governo, ontem o Claudio Puty reuniu com o pessoal do PR(Anivaldo Vale) em nome do governo para tratar da sucessão.
Cadê o Everaldinho, foi nomeado somente para tirar fotografia?
Por essas e outras que a confiança que temos nesse pessoal é nula.Não existe é uma relação de parceria e sim uma relação de subserviencia, eles sabem tudo, eles podem tudo, quem quiser que gravite entorno deles e em termos de politica e programa de governo, quem quiser que assine embaixo do programa que apresentam, sem reclamar. 
Parsifal é vice presidente do Diretório Regional do PMDB e sintetiza a opinião e o pensamento da grande maioria dos peemedebistas...  

PMDB Promove o 1º Concurso de Redação para a Juventude Estudantil

O PMDB de Tucuruí promoverá uma série de atividades visando motivar e envolver a juventude de Tucuruí com  a concientização do espírito de cidadania entre os jovens de Tucuruí. 
A primeira das atividades será o Primeiro Concurso de Redação da Juventude de Tucuruí, destinado a alunos do ensino médio com o Tema: “O PMDB E A REDEMOCRATIZAÇÃO”

Para conhecer o regulamento do concurso 


terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Lula e Dilma usam ingrediente alcalino para neutralizar a acidez do esquerdismo do PT

Equívoco,Lula esclarece na reportagens do GLOBO, o tal “Estado forte” é apenas um Estado balofo, carregado e servidores, alguns deles, os ligados à cúpula do governo, muito bem remunerados.


Dilma quis fazer ironia, no congresso petista, ao defender o “reaparelhamento” do Estado. Não precisava, ele já está mesmo aparelhado, e no mau sentido mesmo.



Indicador desta distorção é o aumento de 18 mil para 22 mil no número dos cargos de confiança, preenchidos sem necessidade de concurso público.
Lula e Dilma colocam um ingrediente alcalino na acidez esquerdista do petismo

Antes, o partido havia aprovado um conjunto de diretrizes esquerdizantes a serem levadas à pré-candidata a título de propostas de políticas de governo. Mas Lula e Dilma deixaram claro que não compram todos os “produtos ideológicos” oferecidos pelo partido.

O criador e sua criatura registraram a necessidade de o próximo governo preservar a estabilidade econômica, a ser destruída caso o ideário petista seja colocado em prática.
Ao contrário da memória petista, a lulista não é curta. O presidente sabe que, se não cumprisse os compromissos assumidos em 2002 por meio da Carta ao Povo Brasileiro, não governaria. Como o PSTU não governaria, segundo o próprio Lula, se, no poder, tentasse aplicar suas pregações.


Dilma terá de incorporar o espírito daquele documento, mais ainda por causa das sandices petistas, assumidas no documento do partido. Basta um pouco de sensatez para se entender que várias propostas do PT são inviáveis por serem inconstitucionais, como o controle dos meios de comunicação e a relativização da propriedade privada. Mas a pré-candidata acena para o esquerdismo com a tese do “ Estado forte” —, já assumida na prática no segundo mandato de Lula, sob a influência da própria Dilma.


O documento do PT joga para a torcida, resta saber se a maior torcida é a plenária do partido ou a população brasileira.
Parece que a dupla, Luma(Lula e Dilma) quer agradar todas as torcidas. 

A convergência dos divergentes é a melhor evidência da prática da democracia

Como falamos há pouco, o exercício do contraditório.

Artigo de Ricardo Noblat -

DROGAS, CONSTRUÇÃO DO CONSENSO


Esta semana, na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), pode ocorrer um encontro entre o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e Luiz Paulo Barreto, atual Ministro da Justiça do governo do presidente Lula.
Um encontro pelo menos inusitado em época de crescente campanha eleitoral. E mais: também deverão estar presentes deputados do PT e do PSDB, e o governador Sérgio Cabral, do PMDB.
O tema é legislação para combate ao tráfico de drogas. O possível encontro tem pelo menos três simbolismos importantes.
Primeiro, realiza-se na Fiocruz, uma das instituições científicas de maior credibilidade não só do Brasil, mas do mundo. Um encontro com sentido não-partidário, reunindo líderes partidários.
O presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, é também presidente da Comissão Brasileira sobre Drogas e Democracia. O conhecimento científico pode colaborar na formulação de políticas públicas adequadas para o tratamento dos usuários. Além de fundamentar legislação e estimular o debate não-emocional.
O Ministro Luiz Paulo Barreto, carioca de origem, economista de formação, faz sua primeira viagem oficial ao Rio de Janeiro exatamente para enfrentar um dos principais problemas de competência do Poder Executivo Federal: o combate ao tráfico internacional de drogas e de armas. É simbólico.
Segundo, evidencia que mesmo entre líderes partidários existem certas convergências que não dependem de partidos, segmentos, classes, grupos ou governos.
São convergências supra-partidárias. Interesse do Estado e não dos governos. Nas últimas eleições presidenciais, a questão da segurança pública não teve a prioridade que teve então educação, saúde e emprego, por exemplo.
Nas próximas eleições, entretanto, a segurança pública tende a ser a principal preocupação do eleitor. Os governos vão ser julgados pelo que fizeram na segurança pública. Os candidatos serão avaliados pelo que propuserem para a segurança pública.
Terceiro, a convergência dos divergentes é a melhor evidência da prática da democracia. Não existe democracia sem divergência, pluralismo. Evidentemente que cada um tem suas prioridades e acredita que o seu é o melhor caminho. Mas debater é preciso. Democracia não é apenas eleição. É também o diálogo dia-a-dia das políticas.
Dois pontos principais serão objetos da reunião. O primeiro é a necessidade de bem caracterizar a organização criminosa. Para melhor punir. É o projeto de lei sobre organizações criminosas recém aprovado no Senado e que agora irá para a Câmara.
O projeto tornará mais fácil o trabalho da polícia, do delegado, do Ministério Público e do juiz, que poderão  focar naqueles que realmente merecem punição: as organizações para a prática de crimes.
O outro ponto: a definição da fronteira entre ser usuário, ser pequeno traficante ou ser uma organização criminosa para o tráfico de drogas.
Hoje, se um jovem é pego com dois cigarros de maconha, por exemplo, fica sujeito não só à apreensão da droga pelo policial para perícia, mas também a uma verdadeira Via Crúcis.
O policial ou o delegado pode registrar a ocorrência através de boletim, determinar a prisão do jovem até que seja feita a perícia na droga, o caso pode envolver o Ministério Público, a Defensoria Pública e advogados.
Será mais um processo que um juiz terá que julgar. O jovem com dois cigarros de maconha passa a engrossar as estatísticas do Ministério da Justiça, que dizem que dos mais de 80 mil presos, 70% são primários.
Durante esse calvário, o jovem dos dois cigarros de maconha pode ser mantido preso, como traficante, sem direito à liberdade. Pode ser submetido a todas as consequências que o precário sistema prisional brasileiro implica. Para muitos uma máquina de fazer criminosos, não de punir ou corrigir.
Se for estabelecido previamente um critério para classificar o que é uso, o que é pequeno tráfico e o que é criação de organização criminosa para o tráfico, esses problemas deixaráo de existir.
A lei não pode permitir que situações como essas aconteçam. Precisa, de antemão, trazer segurança para a sociedade. Trazer segurança para a sociedade é trazer segurança para todos, até mesmo para a mãe do jovem detido com dois cigarros de maconha. O que pensaria essa mãe?
Seria justo tratar seu filho da mesma forma como se deve tratar um grande traficante?
É preciso separar o joio do trigo, o grande traficante do usuário. É preciso um acordo legislativo estratégico para que os projetos de lei tratando do tema mais rapidamente caminhem.
O combate ao tráfico não pode ser uma questão dicotômica: legalizar ou não. Ele não comporta soluções simples. Soluções simples e opções radicais, em geral, são erradas.
O processo tem que se amparar em consenso acumulativos, experimentais, e em uma avaliação rigorosa e permanente. O encontro desta semana faz parte desse processo de consenso acumulativo.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

O EXERCÍCIO DO CONTRADITORIO


Ninguém tem o monopólio da verdade, ninguém. 
Todos precisam respeitar a  todos, cada um responde por sua opinião, mas respeita a opinião do outro..
Todos ganhamos com o confronto de opiniões.

Diferente do que aconteceu na Câmara Municipal de Tucuruí hoje, na sessão inaugural de período legislativo. 
Será que um dia será diferente? 

Câmara Municipal de Tucuruí - O RETORNO

Na seção inaugural deste período legislativo, sob a presidência do vereador Chico Enfermeiro, como ficamos de acompanhar, o vereador Pastor Antonio assumiu a cadeira de segundo secretário da mesa diretora.
O vereador Bena Navegantes, lider do governo,  fez serias criticas ao governo, sob a alegação de que o que está errado deve ser criticado, ele o fez, sem antes entregar a liderança.
O vereador Tabaco discutiu com o vereador Max, sob a alegação de que o vereador Max teria chamado para sí a autoria de uma obra de indicação do vereador Tabaco, no bairro de Paravoá.
O vereador Jones e o Vereador presidente Chico Enfermeiro tiveram uma áspera discussão motivada pelas demissões de assessores dos gabinetes dos vereadores.
A animosidade entre o vereador Jones Willian e o vereador presidente da casa, Chico Enfermeiro transede o ambiente da Camara Municipal de Tucuruí e teve início há anos.    

Câmara Municipal volta a funcionar

A Câmara Municipal de Tucuruí termina o recesso hoje, 22 de fevereiro.
Depois de uma série de desentendimentos quanto a composição da mesa diretora, no final do período anterior com interferência da justiça foi eleita uma nova mesa diretora com a participação da oposição.
Entretanto o Pastor Antonio, (PT) eleito sem o seu próprio voto como segundo secretário da casa ainda não sentou a mesa como tal.
Vamos acompanhar o desenrolar desse imbróglio.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Prendem, não o individuo, mas o Dinheiro dele, depois mandam soltar pela sua gratidão eterna e seu voto

Estive presente juntamente com o Engenheiro Miguel Rodrigues, presidente do PMDB de Tucuruí, em uma reunião do PCdoB e MAB com pescadores onde se discutia o corte feito no pagamento da indenização aos pescadores por ocasião do defeso.
Presentes aproximadamente 100 pessoas, no Salão da Maçonaria, na Rua Sete de Setembro. 
Esse pagamento é feito pelo FAT, Fundo de Amparo aos Trabalhadores, durante o período de reprodução dos peixes, protegendo assim as espécies e a população de pescado nos mananciais.
Este ano foram cortados em Tucuruí e Breu Branco, segundo os pescadores presentes, mais de 2000 benefícios.
A fraude em tais benefícios é notória, na região onde existem aproximadamente 3500 pescadores e pescadoras e 8 mil são beneficiários. Todavia os cortes foram feitos de maneira aleatória e pela queixa dos presentes, foram cortados os verdadeiros pescadores e os pescadores fraudadores continuam recebendo o benefício.
Afirmam os pescadores que isso não é nenhum instrumento de moralização da conhecida fraude e sim uma repetição do antigo costume de mandar prender e mandar soltar.
Como não se pode mais mandar prender as pessoas, predem o dinheiro delas e em um certo momento aparece alguem que resolve o problema, manda pagar e indica um político a ser votado, responsavel pelo façanha. Por conhecidência, o mesmo que mandou interromper os pagamentos. 
Ouvi dos pescadores presentes da existência de corretores de benefício, são pessoas que encontram possiveis beneficiarios, providenciam a documentação, os cadastros necessários, incluem famílias inteiras no benefício, fradulosamente e devidem os recursos no dia do pagamento.
Segundo os presentes, esses continuam recebendo. 
Somente para esclarecimento, o valor pago a título de indenização pelo defeso a cada pescador passa de R$ 2.000,00 e em uma mesma casa, muitas das vezes existem 3 ou 4 beneficiários e existem corretores responsáveis por até 500 benefícios.
Mesmo com os possíveis exageros de quem está sendo lesado em seus direitos, a existência de corretores de benefício fraudado, mesmo que fosse de somente um benefício, é acintoso..     

Morreu Neuton Miranda, comunista histórico

Morreu ontem, as 23 horas, no município de Belterra, Neuton Miranda, de infarto do Miocardio, após uma indisposição no hotel onde estava hospedado.

Neuton Miranda presidia o PC do B no Pará, era um comunista histórico.
Natural de Marabá, filho de importante família de região, comerciantes proprietários do Armazem Triunfo, irmão do ex-prefeito daquela cidade, Sebastião.
Lutou na guerrilha do Araguaia, foi preso e exilado pela revolução de 1964.
Neuton era um homem público de primeira grandeza, sensível as causas populares, vinha prestando um grande serviço ao Pará,como coordenador do patrimônio da união, vinha documentando com títulos de posse os ribeirinhos deste imenso estado fluvial, proporcionando-lhes cidadania e acesso aos benefícios do credito e incentivos ao desenvolvimento.
Neuton era proprietário de um patrimônio político considerável, visto sua dedicação a causa pública e seriedade. 
Ouvi dos "camaradas" do PC do B a preocupação de surgir neste momento pre-eleitoral, herdeiros ilegítimos desse patrimônio