sábado, 3 de abril de 2010

Pesquisador denuncia "aquecimento global" uma farça

O pesquisador José Reynaldo Bastos da Silva, da Unicanp, afirma em artigo publicado do jornal " O Estado de São Paulo, considera que a publicidade em torno do aquecimento global é uma fraude, o mundo está em uma fase de desaquecimento.
Proibir emissões de carbono mantem o ranking dos países inalterado, evitando que os países em desenvolvimento evoluam, uma armadilha para os países pobres.


Conheça o teor do artigo



José Reynaldo Bastos da Silva, Celso Dal Ré Carneiro - O Estado de S.Paulo
Ao contrário do que propagam, o planeta Terra tem hoje temperatura média de 15º C e está numa era interglacial. Ainda não é possível afirmar quando terá início nova glaciação. Portanto, a Terra está em desaquecimento global... com oscilações.
O tema do "aquecimento global" aparece com tal frequência na mídia que muitas pessoas creem plenamente na veracidade do fenômeno e na principal causa admitida, a de que o dióxido de carbono o determina. Isso exemplifica como um tema científico não deve ser tratado, porque houve perigosa mistura de interesses políticos, econômicos e sociais, à parte problemas e desafios de conotação essencialmente científica.
Consideremos a complexidade e a variedade de fatores determinantes do clima na Terra.
Há 18 mil anos começaram a diminuir os efeitos severos da última era glacial. Sob clima frio e seco, grandes massas de gelo ocupavam parte expressiva dos continentes no Hemisfério Norte, onde vagavam mamutes e mastodontes. Em fins dessa era, o nível dos oceanos subiu cerca de cem metros. Com o derretimento e diminuição das geleiras, a temperatura média da superfície global aumentou, no máximo, 5° C.
Falaciosos, retóricos ou bombásticos são os temas de aquecimento global atribuídos ao efeito estufa: degelo dos polos, extinção do urso polar, alçamento do nível do mar, inundação de partes das cidades costeiras, variações de frequência e intensidade de eventos climáticos e alterações em regimes regionais de chuvas. Estão em voga porque a velocidade dos fenômenos climáticos é infinitamente mais rápida que a dos fenômenos estritamente geológicos. Enquanto aqueles se sucedem em segundos, estes envolvem, no mínimo, milhares de anos, no caso das glaciações; milhões e até bilhões de anos para mudanças substanciais, como separação e colisão das placas tectônicas que sustentam os atuais continentes.
Quais são as reais causas das variações climáticas na Terra?
A dinâmica climática é controlada por três categorias de fatores: astronômicos, atmosféricos e tectônicos. As causas específicas ainda não estão bem compreendidas, mas já se conhece a periodicidade dos ciclos, da ordem de centenas, milhares e milhões de anos. Informações obtidas da análise de sedimentos profundos e testemunhos de sondagens no gelo polar indicam que os períodos interglaciais são da ordem de 15 mil a 20 mil anos. Vivemos, pois, um desses períodos.
Por mais avançadas que estejam as Geociências, marcadamente as subáreas da Geologia e Geografia, muito ainda existe para pesquisar sobre os fenômenos naturais. As causas do aquecimento/resfriamento global são naturais e podem ser amplificadas por ações antropogênicas, no caso de aquecimento. Dentre as causas conhecidas, a humanidade pode interferir apenas na retenção de calor pela atmosfera. As causas astronômicas e tectônicas estão livres de nossa influência.
A pretensiosa declaração "vamos salvar o planeta!" é contestada por cientistas que estudam climas atuais e antigos. Eles concluíram que há épocas de mudança rápida e global do clima. Se for rápida, isso pode significar catástrofe: "Civilizações floresceram e foram destruídas ao ritmo das pulsações do clima" (Jonathan Weiner, Planeta Terra, 1988, Editora Martins Fontes, página 94).
A Terra não precisa de quem a salve, mas a espécie humana pode desaparecer se continuar a tratar os espaços e recursos naturais da maneira devastadora e irresponsável como o faz.
Não podemos perder de vista que as mudanças climáticas são partes da ciclicidade dos fenômenos geológicos que afetam o planeta todo. O tema tem profundas implicações educacionais e deveria ser abordado no ambiente escolar com dados abrangentes. Em síntese, falta muita Geologia na escola básica, ou geoeducação, como dizem os europeus, mais avançados que nós em lidar com esses temas na escola.
Na escola básica, quando muito, fala-se de processos terrestres como causa de catástrofes naturais como terremotos, tsunamis (ondas gigantes do mar), com suas terríveis consequências. Mostra-se que vulcões se formam na base da crosta e produzem massas incandescentes e explosivas, as lavas, que nós, brasileiros, só observamos pela televisão ou pela internet. No topo da crosta ocorrem catástrofes induzidas pelo homem, como deslizamentos ou escorregamentos de terra em encostas íngremes que jamais deveriam ser habitadas, fato que, infelizmente, se verifica no Brasil. Enchentes e inundações devem-se a fatores como impermeabilização do solo, crescimento urbano acelerado, ausência de planejamento territorial, agravados pela disposição inadequada do lixo.
Já a atmosfera, enigmática desde a mitologia grega, foi considerada vulnerável à revolta dos deuses por civilizações primitivas e alguns observadores incautos atuais. Ela é visível e sensível por todos: quando vai chover? Quando virão tempestades? Camponeses sabem responder, até bem antes das previsões meteorológicas, ao observarem o rumo dos ventos, a umidade do ar ou até o canto dos pássaros.
Não se podem admitir generalizações: nem tudo é "aquecimento global". Ao contrário, muitos geocientistas anunciam a corrente, antagônica, do resfriamento global. Para visualizar melhor as incertezas inerentes ao fenômeno observem como foi rigoroso o último inverno no Hemisfério Norte...
Uma coisa é certa: planejamentos territoriais devem ser feitos com visão holística e equipes multi, inter e transdisciplinares, ou seja, devem envolver geólogos e profissionais de todas as áreas científicas afins. Caso contrário, casas, pontes ou viadutos podem cair. Buracos como o do Metrô Pinheiros continuarão aparecendo e engolindo vidas.
A Terra, nossa Gaia majestosa, é dinâmica e pulsa como um ser vivo. Os geólogos que o digam!
GEÓLOGOS, SÃO, RESPECTIVAMENTE, PROFESSOR VISITANTE E DOCENTE DO DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS APLICADAS AO ENSINO DO INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS DA UNICAMP. E-MAIL: JRBSILVA@IGE.UNICAMP.BR


Inscrições para concorrer a Belo Monte foram adiadas até 7 de abril


O BNDES estuda melhorar as condições de financiamento da obra para atrair mais candidatos ao leilão. O banco pode financiar até 70% dos R$ 19 bilhões que a usina vai custar. A Eletrobrás teve que prorrogar até 7 de abril o fim das inscrições de empresas interessadas na licitação. Antes, a o término do prazo estava previsto para terça-feira passada. A mudança ocorreu porque apenas um consórcio se apresentou como interessado. Entre as medidas que podem ser adotadas pelo banco, a mais provável é a extensão do prazo para pagamento do empréstimo. As usinas do Rio Madeira (RO) receberam financiamentos com prazo de 25 anos para devolução. Para a hidrelétrica do Xingu esse período pode ser ampliado em até 5 anos. O anúncio dessa linha de crédito especial acontece uma semana depois de movimentos sociais da região do rio Xingu entregarem uma notificação ao presidente do BNDES. Segundo o documento, se os eventos danosos anunciados nos pareceres técnicos do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) sobre Belo Monte vierem efetivamente a ocorrer, o BNDES poderá ser cobrado por todos os custos decorrentes dos impactos da usina a fauna, flora e pessoas da região, quaisquer que sejam os seus valores, incluindo aqueles impossíveis de se avaliar.


amazonia.org

sexta-feira, 2 de abril de 2010

SEXTA FEIRA SANTA



Sexta-feira Santa, ou 'Sexta-feira da Paixão', é a Sexta-feira antes do Domingo de Páscoa. É a data em que os cristãos lembram o julgamento, paixão, crucificação, morte e sepultura de Jesus Cristo, através de diversos ritos religiosos.
Segundo a tradição cristã, a ressurreição de Cristo aconteceu no domingo seguinte ao dia 14 de Nisã, no calendário hebraico. A mesma tradição refere ser esse o terceiro dia desde a morte. Assim, contando a partir do domingo, e sabendo que o costume judaico, tal como o romano, contava o primeiro e o último dia, chega-se à sexta-feira como dia da morte de Cristo.
A Sexta-feira Santa é um feriado móvel que serve de referência para outras datas. É calculado como sendo a primeira Sexta-feira de lua cheia após o equinócio de outono no hemisfério sul ou o equinócio de primavera no hemisfério norte, podendo ocorrer entre 22 de março e 25 de abril.

quarta-feira, 31 de março de 2010

Autoritarismo não tem ideologia, é sempre deploravel

O mesmo grupo de intelectuais que produziu o espetacular "Brasil nunca Mais", mostrando com muita clareza e competência os porões da ditadura militar, que se inspirava na direita, hoje lastreia o grupo de direitos humanos que navegando na popularidade de Lula, está querendo aprovar a tal comissão da verdade, que usando o escudo dos direitos humanos pretende monitorar a imprensa, as instituições e os indivíduos.
É lamentável que intelectuais da maior envergadura se prestem a esse papel, inclusive a CESE Coordenadoria Ecumênica de Serviço Centro de Direitos Humanos e Memória Popular CDHMP da  Arquidiocese de São Paulo, com toda a sua tradição. 
É lamentável que quando se trata dos grupos que somos simpáticos, ficamos míopes diante de autoritarismos cometidos.
É Lamentável que Lula esteja ficando míope em relação ao autoritarismo de Cuba, do Irã, de Chaves, o Bufão das Américas.
Quando se trata de cercear as liberdades, de torturar, todos têm o mesmo DNA, o mesmo perfil covarde e tanto faz que seja ou tenha sido: Pinochet,  Fidel, Idi Amim, Médice ou Alejandro Agustín Lanusse, todos são desprezíveis.
Hoje devemos lembrar do aniversário da revolução que é nome de rua e lastreou um período de escuridão em nosso país.
Somente quem viveu esse período e sofreu consequencias das ações da ditadura pode entender com clareza de que estou falando.
Por isso minha indignação com certas personalidades que hoje bajulam os governos do PT....
     

Feliz Páscoa



Amanhã é o ultimo dia útil da semana, vem a semana santa, a pascoa no Domingo.
Mais uma vez, o Brasil de depois do Carnaval se adiou por mais 40 dias e qualquer assunto de maior relevância, seja na área política eleitoral ou relativos às políticas públicas, as decisões ficam para DEPOIS DA PÁSCOA.
Os atores da ópera já estão se preparando para passar a semana santa junto de seus familiares, de preferência em algum lugar mais pitoresco que seus postos de trabalho.
A páscoa para os Cristãos representa a ressurreição de Jesus Cristo, para os Judeus, representa a travessia do Mar Vermelho que significou a libertação do povo Judeu, cativo dos Faraós.
De antemão desejamos, BOA PÁSCOA PARA TODOS.

Meados da semana que vem, todos refeitos dos excessos praticados nos feriados, as coisas recomeçam.

Aniversário da "Redentora"

Hoje completa 36 anos da revolução de 1964, aquela que não foi, a redentora, um golpe de Estado chamado de revolução.
João Goulart, vice presidente que se tornara presidente da república com a renuncia de Janio Quadros, depois de conseguir por intermédio de um plebiscito a volta ao Presidencialismo, regime que em função de sua posse havia se transformado em Parlamentarista, com o objetivo de limitar-lhe o poder. 
Goulart iniciou uma série de ações esquerdizantes cuja reação da direita levou o país a chamada "Revolução de 64".
Vivi este período em minha juventude, sinto calafrios temendo reações como 1964 quando vejo Lula, lastreado em sua atual popularidade tomar medidas esquerdizantes, algumas questionáveis, como o projeto que usa como pretesto os Direitos Humanos que cria uma comissão com poderes extraordinários, sobrepondo o congresso e o judiciário.
Lí  anos atrás, um livro, "Brasil Nunca Mais" que traça um relato dos acontecimentos da Revolução de 1964, das torturas praticadas. Esse livro foi baseado em um resumo de um relatório da uma comissão que analisou os processos na justiça Militar da época revolucionária. Essa comissão foi inspirada na Arquidiocese de São Paulo, o mesmo grupo de intelectuais que compõem a  atual comissão de Direitos Humanos, Inspiradora do projeto que classifico como polêmico e perigoso.
Click aqui  e conheça o projeto Brasil Nunca Mais, uma obra prima

domingo, 28 de março de 2010

SEDUC - Ana Julia, emparedada, cedeu!



Depois de várias reuniões, a Governadora Ana Julia cedeu, não vai exonerar a Secretária de Educação, Socorro Coelho, protagonista de episódio de bate boca com sua chefe, Ana Julia, Socorro Coelho não queria mais continuar Secretária, entretanto foi convencida por João Batista, Presidente da sigla a permanecer no cargo.
Socorro Coelho sai do episódio fortalecida e Ana mais desmoralizada.
Desta vez, até a DS, tendência de Ana esteve pela permanência da Secretária.
A cada dia, Ana Julia Carepa perde um pouco da autoridade que lhe sobra e mais uma vez o grande argumento foi a realização de previas, no partido, para a candidatura de Governo, emparedada, Ana cedeu.
Imaginem o que seria um segundo governo de Ana Julia, caso isso fosse viável, sem o argumento de prévias, quanto desmando.