segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Vamos mudar o Pará; PORQUE ?

O Pará precisa de mudanças, de mudanças estruturais, mudanças de visão de como pensar o Estado.
Nestes últimos 20 anos, o grupo que governa o Estado, com um breve intervalo de Ana Julia Carepa, perdeu o bonde da história, perdeu a oportunidade de promover o desenvolvimento, como fez o vizinho Mato Grosso.
O Pará vem de uma cultura extrativista, que hoje só é admitida para subsistência ou muito bem planejada com sustentabilidade.
A partir dos anos 70, onde o governo militar construiu estradas, experimentou-se um modelo de desenvolvimento a base do desmatamento e criação extensiva de gado, estimulado pelo governo de então. O tempo dos empréstimos a fundo perdido, dos "pro-terra", da sudam e de ser obrigado a desmatar para receber os títulos de propriedade de terras. Estimulo-se a migração para a região, com o slogan "integrar para não entregar".
Quando esse modelo desenvolvimentista faliu, nada mais se fez no Estado.
O grupo que governa o Estado é composto de uma elite conservadora, provinciana e arcaica, que fez somente construir restaurantes e outros pontos receptivos em Belém, não dando a mínima importância ao modelo produtivo do Estado.
Hoje o maior empregador do Estado, é o próprio Estado e as Prefeituras,l ou seja, vivemos de FPM e FPE, os Fundo de Participação dos Municípios e Fundo de Participação dos Estados, respectivamente.  
Esse pessoal sucateou a Emater, a Sagri e a Adepará. Ninguém dá a mínima assistência ao produtor, num estado com uma extensão territorial continental, com terras férteis, planas, mecanizáveis, com abundância água e a fotossíntese privilegiada por uma exposição ao sol 30% maior que outras regiões. 
Vamos mudar o Pará para trazer progresso para esse povo sofrido, que não é olhado porque não mora em Batista Campos ou Nazaré.
O Pará, 20 anos atrás tinha o mesmo perfil de Mato Grosso, hoje o Pará permanece adormecido e o Mato Grosso está anos luz a nossa frente.   
Temos o pior índice de desenvolvimento humano do país, o IDH. 
Vamos mudar o Para, porque esse modelo que aí está, encontra-se vencido, vencido como um remédio com data de validade vencida e ao ingeri-lo, pode nos fazer mal ou até matar.