segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Sociedade a deriva




Em Junho Tucuruí tinha 5.500 bolsas família, num universo de 25.000 domicílios.
Em Agosto o total de bolsas passou para 7.500, o que representa 30% dos domicílios.
Em Breu Branco, município vizinho a Tucuruí, o número de bolsas família é de 5.500, para um universo de 15.000 domicílios, o que representa 37% das famílias daquele município.
O comércio comemora a entrada de recursos que somados aos valores recebidos pelos aposentados, a maior renda desses municípios, o seguro desemprego e o pagamento do seguro pago aos pescadores no período do DEFESO, época de proibição da pesca, representam um volume financeiro considerável.
O pessoal do serviço social dos município, responsável pelo sistema bolsa família enquanto os responsáveis pelo desenvolvimento económico e social desses municípios, se houvessem responsáveís por isso, estariam em pânico.
Tais números são o testemunha cabal de que nossas cidades estão a deriva, em termos de planejamento sócio-económico, sem nenhuma definição quanto as atividades econômicas, sem nenhum incentivo ao desenvolvimento sustentado.
Temos problemas ambientais, educacionais, de infira-estrutura e culturais e não vemos nenhuma iniciativa das autoridades municipais e estaduais no sentido de mudar esse quadro.
Enquanto isso idosos sustentam filhos e netos com salário mínimo do INSS, mães correm atrás de registrar os filhos, não porque entendem que o registro representa cidadania, mas sim pela bolsa família que esse registro proporciona e "políticos" em busca de votos cativos, emprenham a lista de pescadores, fazendo pessoas que nunca pescaram receberem o seguro devido aos verdadeiros pescadores, com muita justiça, durante o período do defeso.
Terminadas as grandes obras, Hidrelétrica e Eclusas, serrarias paralisadas por problemas ambientais, pecuária com problemas, uma vez que os bois pastam em áreas onde deveria ser floresta que foram desmatadas ilegalmente e hoje as autoridades ambientais pressionadas pelas ongs internacionais criam dificuldades para a comercialização da carne bovina produzida na região.


Podemos afirmar que a sociedade regional não está somente a deriva, mas a deriva em uma tempestade e cachoeira abaixo.

domingo, 23 de agosto de 2009

Lançamento do Blog do Pacheco


Está terminando o domingo e eu estou aqui bolando alguma coisa para dizer aos meus amigos. Bom... primeiramente estou criando este blog para que possamos expor nossas idéias, comentar a politica no Sul e Sudeste do Pará, bem como outros fatos de interesse geral, especialmente da região de influência dos municípios em torno do Lago da Hidrelétrica de Tucuruí.
Este blog servirá tb para informar, apreciar, debater sobre os mais diversos assuntos que nos dizem respeito. Meu blog está lançado e mãos a obra. Espero que seja muito apreciado. Quero receber comentários e críticas...