TEMOS UM LIDER OU UM CHEFE???
Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da
organização.
Assim, o líder diferencia-se do chefe, que é aquela pessoa encarregada por uma tarefa ou atividade de uma organização e que, para tal, comanda um grupo de pessoas, tendo autoridade de mandar e exigir obediência.
Para os gestores atuais, são necessárias não só as competências do chefe, mas principalmente as do líder.
No episodio da Câmara Municipal de Tucuruí, na eleição desta semana em que o executivo perdeu sua indicação na composição da mesa diretora daquela Casa de Leis, observa-se que os nossos líderes estão se comportando muito mais como chefes do que como líderes.
Soube que há ameaça de retaliação aos vereadores que não seguiram a recomendação do senhor prefeito municipal.
Atitude típica de CHEFE pouco vista nos líderes.