sábado, 23 de janeiro de 2010

Poder Legislativo, o Centro da POLíTICA

Com o recesso do poder legislativo, especialmente a Câmara Municipal e a Assembleia Legislativa, mais próximas de nosso "mundinho", a mais importante notícia política é exatamente a ausência de acontecimentos políticos que possam ser chamados de notícias.
Os jornais, os blogs, não apresentam nada de novo, a não ser fofoca.
Isso evidencia que o poder legislativo é o centro dos acontecimentos políticos.

Os cartórios de Tucuruí estão regulares

Por decisão do Conselho Nacional de Justiça, 6230 cartórios em todo o país que foram nomeados sem concurso entre 1988 e 1994, quando o Conselho Regularizou o assunto foram considerados irregulares, dentre eles 230 no Estado do Pará.
Os dois cartórios de Tucuruí não foram atingidos pela medida, uma vez que o Primeiro Ofício foi outorgado muito antes da promulgação da Constituição que deu ordem jurídica ao assunto, exigindo que os cartórios fossem outorgados mediante concurso público a outorga do Segundo ofício obedeceu essa formalidade, foi realizado concurso.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

PMDB Convoca Reunião do Diretório de Tucuruí 27/01

Sob a presidencia do Engenheiro Miguel Oliveira Rodrigues,reuniu-se hoje, 21 de janeiro de 2010 a Comissão Executiva do Diretório do PMDB em Tucuruí.
Estavam presente: Dicão, Socorro Macedo, Fernando Albuquerque, Fernando Barbosa, Pacheco, além do Presidente Miguel.
Dentre outros temas abordados, o planejamento das ações do partido em 2010 foi o assunto central das discussões.
Ficou marcado para dia 27 de Janeiro, as 19:30 horas, na sede do partido, uma reunião geral do Diretório do Partido em Tucuruí, reunião conjunta com todo o diretório, Conselho Fiscal e Conselho de Ética. Click aqui e veja a relação de todos os componentes do PMDB em Tucuruí
Os diretoriandos e conselheiros receberão convites individuais.
As candidaturas para a eleição de 2010 não foi tema da reunião, até porque o assunto não é de alçada do Diretório Municipal, mas a opinião de consenso da Comissão Executiva a respeito da eleição de 2010 é:
1 - O PMDB deve ter candidato próprio a Governador e que esse candidato deveria ser o Deputado Jader Barbalho.
2 - O líder do PMDB na Assembleia Estadual, Deputado Parsifal Pontes deverá ser candidato a reeleição e terá o apoio irrestrito dos peemedebistas de Tucuruí.
3 - Caso haja alguma alteração nessas premissas e o Deputado Estadual Parsifal Pontes não seja candidato a reeleição, o Diretório de Tucuruí deve apresentar um nome de Tucuruí para concorrer a Assembleia Legislativa.

Historias de Campanha

Dr. Miguel Rodrigues, candidato a vice prefeito na chapa PT/PMDB em 2008, tem várias histórias de campanha, algumas até engraçadas.
Postamos um texto que procura traduzir a historia do eleitor que queria. . ., click aqui para ler

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Esclarecimento sobre o PNDH

O Plano Nacional de Direitos Humanos tem dado o que falar,
veja um artigo bastante esclarecedor de Venício A. de Lima, jornalista e professor da UnB, publicado originalmente no Observatório de Imprensa. Click Aqui

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Aventura, empreendedorismo

A grande motivação que as pessoas têm em se aventurar de empreender é um impulso que vem de cada um, por mais que se queira intuir as pessoas, está em cada um a iniciativa de aventurar-se seja no que for.
A motivação sempre é o poder, o possuir, coisas, notoriedade e amores.
Acabei de postar um conto que exemplifica muito a personalidade e a busca incessante de querer, o combustível dos aventureiros, para ler Click aqui

domingo, 17 de janeiro de 2010

Adiada eleição do Conselho de Saúde

Marcada para ser realizada dia 16 de Janeiro, foi novamente adiada pela justiça a pedido do Ministério Público a eleição para escolha dos conselheiros do Conselho Municipal de Saúde de Tucuruí.
O motivo alegado foi a falta de publicidade.
O Ministério Público entendeu que a divulgação da eleição não foi suficiente para garantir a representatividade social que a legislação exige.
O Conselho de Saúde é instituído por lei federal, é um conselho tri partite, isto é um conselho composto por três grupos, o primeiro grupo de conselheiros representado pelos usuários que é a população ou clientela do SUS, representada por associações de moradores devidamente legalizadas.
Outro Grupo de Conselheiros é representada pelos prestadores de Serviço ao SUS, as clínicas e laboratórios, públicos e privados que prestam serviço ao SUS.
O terceiro grupo é formado pelos governos, Estadual e Municipal.
O Conselho Municipal de Saúde ter por objetivo a fiscalização das ações do SUS, conferindo e aprovando ou não suas contas, dar parecer em investimentos na área de saúde como construção de unidades de saúde e credenciamento de serviços de saúde.
É de se esperar que seja brevemente resolvido esse impasse, para que as instituições possam funcionar em sua plenitude.
A maior pendencia que era a da permanência ou não do prefeito, já foi resolvida.
Falta ainda o Conselho Tutelar que já se arrasta por mais de um ano na interinidade.

Plano Nacional dus Direito dus Mano

Diante da forma tendenciosa no texto do decreto que cria o Plano Nacional de Direitos Humanos, onde direitos constitucionais têm seus valores ponderados por uma comissão que ninguém sabe como será formada e que terá mais força que alguns tribunais e até que o legislativo em alguns de seus itens deveria chamar "Plano Nacional dus Direito dus Mano".
É um plano com inspiração totalitária, quando li, imaginei se tratar de notícia da Venezuela.