domingo, 13 de junho de 2010

PREFEITOS OU REIS

Ao rei da França Luís XIV. (Lè ètat est moi) .


Apogeu do absolutismo na França e na Europa. Luis XIV achava que o país deveria girar em torno de si. Por isso quando queremos dizer que uma pessoa é muito egoísta, narcisista ou autoritária, dizemos que é como Luis

O absolutismo baseava-se em uma teologia na qual o rei recebera de Deus a missão de governar. por isso o rei representava Deus e não o povo, como muitos pensam embora servisse o povo. Só a Deus e ao papa o rei deveria prestar contas de seus atos políticos.



Jacques Bossuet, Filósofo do Século XVI, dizia que uma autoridade fosse justa ou injusta ali estava pela vontade de Deus e era por isso o legítimo representante do povo,


Já o comentaria Pacheco, nos dias atuais, diz: 

Nossos prefeitos agem como Luis XV que foi proclamado Rei em 8 de junho de 1795, como na era absolutista,  não pela teoria de " O Estado sou EU" , que em francês dizia-se "Lè ètat est moi" e a teoria de Jacques Bossuet, mas sim pela inabilidade das nossas instituições que não conseguem criar mecanismo eficaz capaz de controlar os Prefeitos, especialmente das cidades médias e pequenas.
Agem como reis e não os condeno por isso e sim os órgãos que seriam os responsáveis pelo controle destes.

Os grandes vilões deste descalabro são os tribunais de contas, absolutamente corruptos e instalados em sistemas que estimulam a corrupção, de tal forma que os prefeitos que não entram no esquema acabem sendo punidos por sua honestidade.  

As câmaras municipais que são compostas por cidadãos que em busca do voto e dos benefícios ofertados para consegui-los, ficam a mercê da vontade do executivo, que por sua vez, faz o que bem entende. 

É um quadro triste que nada se pode fazer, a não ser educar a população para que possa votar de forma mais conscienciosa e com menos agrados. Porem isso é tarefa para muitos anos.

Só nos resta pedir a Deus para que nossos Reis, exerçam o absolutismos que a situação impõe, de forma generosa para com a população.






2 comentários:

Anônimo disse...

quen es tu para falar pois guando tu setvas mo regional nao quis men saber dos teus amigos tu foste a causa de toda divisao do parido em tucurui so soube tratar muito mal qeun ousou ti proucura. foste mais que um REI tu ti achavas um ]deus] mais isso vai acada o jader quer fala comti. agora se por ventura es tudo isso que achas que eis responde isso aguardo

pmbesta tucurui disse...

FALAR dos outros e muito facio gundo nao se engerga tu eo juraruin foram dois caras que so soberao maltraatar todos guantos os praocurarao e homilharao a muito dos nossos amigos e esfaselaram o PMDB o JADER vai saber disso