Nestes tempo de definições políticas, de formação de chapas para disputa eleitoral e em conseqüência a escolha de interlocutores e operadores das diversas espécies de operações, o sentimento de inveja graça a solta.
Fui buscar a definição mais clássica desse sentimento que tanto atormenta os incompetentes e suas consequencias tanto prejudica os justos.
Segue a definição:
Muitas vezes, se confunde Inveja com Cobiça, que significa querer tirar a tal coisa desejada à pessoa que a tem, fazendo com que ela fique sem ela.
A origem latina da palavra inveja é "invidere" que significa "não ver". Com o tempo essa definição foi perdendo o sentido e começado a ser usado ao lado da palavra cobiça, o que gera, até hoje, cada vez mais confusões e interpretações errôneas.
Os indivíduos disputam poder, riquezas e status, aqueles que possuem tais atributos sofrem do sentimento da inveja alheia dos que não possuem, que almejariam ter tais atributos. Isso em psicologia é denominado formação reativa: que é um mecanismo de defesa dos mais "fracos" contra os mais "fortes".
A inveja é originária desde tempos antigos, escritos em textos, que foi acentuado no capitalismo e no darwinismo social, na auto-preservação e auto-afirmação.
A inveja pode ser definida como uma vontade frustrada de possuir os atributos ou qualidades de um outro ser, pois aquele que deseja tais virtudes é incapaz de alcançá-la, seja pela incompetência e limitação física, seja pela intelectual.
2 comentários:
É verdade,
Pacheco não invidere, o tempo passou e voçe não galgou o cargo que você mais almeja, ou seja, Prefeito de Tucurui, como voçe escreveu, tais virtudes é incapaz de alcança-la, pela limitação e incompetencia.
Pacheco
O existe um diretório do PMDB, faça uma reunião com os pre-candidato a vereadores, ou voçe quer fazer como fez com o Dr.Adilson e Zerbino. Sai fora o partido não é voçê, e de todos
Postar um comentário