sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

UNACON - Entre a Cruz e a Espada

Em uma reunião promovida pela Secretaria de Saúde de Tucuruí, presentes o Prefeito Municipal, a comunidade, Secretário de Saúde e vereadores de Goianésia do Pará, representante da Eletronorte, Corpo de Bombeiros, aconteceu dia 11 de Dezembro no auditório da ACIT em Tucuruí.
O motivo da reunião foi a situação da instalação da UNACON, Unidade para o tratamento de Oncologia no Hospital Regional de Tucuruí.
Ficaram ausentes a 12ª Regional de Saúde e o Hospital Regional de Tucuruí.
A Secretária comunicou aos presentes que comparecerá dia 18 em uma reunião no Rio de Janeiro no Instituto Nacional do Câncer para tratar da retirada ou não dos equipamentos nucleares destinados a essa unidade de tratamento de Câncer.
A omissão do Estado do Pará em não ter construído o prédio para abrigar a referida UNACON, por mais de cinco anos, foi a tônica da maioria dos discursos.
Tomou-se a determinação de ter uma alternativa a omissão do Estado do Pará; unir forças utilizar recursos da Eletronorte para a construção do prédio anexo ao Hospital Regional, utilizando recursos do Pirtuc, com a aprovação dos sete prefeitos do Compart.
Assunto colocado pelo Secretário Vicente de Novo Repartimento e ratificado pelo Prefeito Sancler que se declarou favoravel, como também citou reunião já ocorrida em Brasília na Eletronorte, com a presença do Deputado Parsifal Pontes, ocasião em que os sete prefeitos já teriam concordado.
Mesmo assim fica difícil saber nessa altura dos acontecimentos o que será pior, depender do Governo do Estado ou da Eletronorte, visto a celeridade que a Estatal de Energia tem dado aos compromissos do Pirtuc, veja como exemplo. o sistema de Abastecimento de Água de Tucuruí que a Eletronorte se comprometeu a fazer a captação e a Estação de tratamento de Água para um milhão de litros por Hora, que não saiu do projeto, há mais de 5 anos, a Estação Rodoviária de Breu Branco, obra paraliaada pelo mesmo período, o prédio da sede da Prefeitura de Breu Branco, dentre outros exemplos de má gestão das obras e dos recursos.

Nenhum comentário: