domingo, 17 de janeiro de 2010

Adiada eleição do Conselho de Saúde

Marcada para ser realizada dia 16 de Janeiro, foi novamente adiada pela justiça a pedido do Ministério Público a eleição para escolha dos conselheiros do Conselho Municipal de Saúde de Tucuruí.
O motivo alegado foi a falta de publicidade.
O Ministério Público entendeu que a divulgação da eleição não foi suficiente para garantir a representatividade social que a legislação exige.
O Conselho de Saúde é instituído por lei federal, é um conselho tri partite, isto é um conselho composto por três grupos, o primeiro grupo de conselheiros representado pelos usuários que é a população ou clientela do SUS, representada por associações de moradores devidamente legalizadas.
Outro Grupo de Conselheiros é representada pelos prestadores de Serviço ao SUS, as clínicas e laboratórios, públicos e privados que prestam serviço ao SUS.
O terceiro grupo é formado pelos governos, Estadual e Municipal.
O Conselho Municipal de Saúde ter por objetivo a fiscalização das ações do SUS, conferindo e aprovando ou não suas contas, dar parecer em investimentos na área de saúde como construção de unidades de saúde e credenciamento de serviços de saúde.
É de se esperar que seja brevemente resolvido esse impasse, para que as instituições possam funcionar em sua plenitude.
A maior pendencia que era a da permanência ou não do prefeito, já foi resolvida.
Falta ainda o Conselho Tutelar que já se arrasta por mais de um ano na interinidade.

Um comentário:

Anônimo disse...

EI PACHECO, FIQUEI FELIZ DE SABER O ANDRÉ DO BLOG FOLHA DE TUCURUÍ É PMDB-INDEPENDENTE, TÁ DUVIDANDO NA SALA DELE TEM ATÉ UM CARTAZ DO JADER E OLHA QUE Ñ É AQUELE ALGEMADO. O BLOG DELE É SÓ DISCURSO DE VEZ EM QUANTO ELE CHORA PELO PARSI. PASSA LÁ E DÁ UM OMBRO AMIGO PRA ELE! SALVE O 23! A ESQUECE A CTTUC. ATÉ JÁ!