sábado, 20 de fevereiro de 2010

Aumenta o número de parlamentares, cai coeficiente eleitoral

Em audiência marcada para o dia 24 próximo, o Tribunal Superior Eleitoral tende a aprovar entre outras coisas modificações na representação parlamentar dos estados, alguns estados terão suas bancadas reduzidas, outros manterão como está e outros terão suas bancadas aumentadas.
O Pará, terá aumentada sua bancada de 17 para 20 o número de Deputados Federais e de 41 para 44 o número de Deputados Estaduais.
O coeficiente eleitoral com o aumento de eleitorado e a manutenção do número de cadeiras vinha aumentando a cada eleição, criando mais dificuldades para as pequenas legendas em fazer coeficiente, ficando assim um universo grande de votos sem representatividade, o que favorecia a agremiações que conseguem o coeficiente, especialmente os grandes partidos.
Essa medida favorece as pequenas agremiação políticas que passam a ter mais chances de ter representatividade.
Para Tucuruí, o PV do Deputado Deley Santos é beneficiado com a medida e terá mais oportunidade de fazer legenda, uma vez que nas últimas eleições só conseguiu o coeficiente porque fez uma coligação com todas as pequenas legendas, os chamados nanicos.
Em 2010, não sabemos se seu Presidente Zé Carlos conseguirá e mesma proeza.

Nenhum comentário: