segunda-feira, 6 de setembro de 2010

O LIDER E O CHEFE


TEMOS UM LIDER OU UM CHEFE???

Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-o numa equipe que gera resultados. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização.
Assim, o líder diferencia-se do chefe, que é aquela pessoa encarregada por uma tarefa ou atividade de uma organização e que, para tal, comanda um grupo de pessoas, tendo autoridade de mandar e exigir obediência.
Para os gestores atuais, são necessárias não só as competências do chefe, mas principalmente as do líder.

No episodio da Câmara Municipal de Tucuruí, na eleição desta semana em que o executivo perdeu sua indicação na composição da mesa diretora daquela Casa de Leis, observa-se que os nossos líderes estão se comportando muito mais como chefes do que como líderes.
Soube que há ameaça de retaliação aos vereadores que não seguiram a recomendação do senhor prefeito municipal.

Atitude típica de CHEFE pouco vista nos líderes.



2 comentários:

Anônimo disse...

Pacheco eu sei que vc está ficando velho, mas tolinho vc não é. Só na sua cabecinha que caberia algo dessa natureza. O prefeito armou uma novela. Esta novela tem enredo que precisa ser cumprido. Retaliar os vereadores que se "opuseram" a ele faz parte do script. Você entendeu ou precisa desenhar. Não precisa ser nenhum genio para decifrar esta farsa do Prefeito Sancler. O Vereador Bena Navegantes precisa ser induzido até o fim que ele e o Sancler foram traidos pelo próprio bloco do prefeito. Procure ser mais coerente nas sua postagem, Pachecão.

Osorio Pacheco disse...

Caro Anônimo das 17:51 hs., obrigado pela visita e pelo comentário.
Realmente estou ficando velho, especialmente hoje que estou fazendo aniversário.
Já haviam me dito isso,eu avaliei e não acreditei.
Se isto for, parabéns ao Prefeito, dissimulou muito bem.
Sempre essas dissimulações me surpreendem, não é do meu feitio faze-las.