terça-feira, 26 de outubro de 2010

PREFEITURAS AJUDAM GOVERNO FAZENDO OBRAS

No comício de ontem realizado em Tucuruí pela coligação Acelera Pará, da recandidata Ana Julia Carepa, segundo informações publicadas nos blogs e informado por pessoas que lá estiveram, verificou-se uma mudança de foco da campanha eleitoral. 
A desgovernadora candidata reeleição mudou o foco da campanha, como se fosse eleição de prefeito,  fez grandes críticas ao Prefeito Municipal, alegando que suas obras são "todas" ou a sua grande maioria, com recursos do Governo do Estado.
Isso falado assim cruamente sem nenhuma comparação de números poderá parecer que a queixa tem sentido, porem se conferirmos os números da execução financeira do Estado do Pará, tanto do orçamento próprio, nos repasses, como dos recursos advindos de autorização de empréstimos, tudo que esse governo fez foi não conseguir utilizar os recursos que estiveram a ele disponibilizados. 
Dos repasses federais, são devolvidos mais de 38%  porque o Estado não conseguiu utilizar, não conseguiu fazer os projetos e viabilizar o uso dos recursos.
Dos recursos próprios, um grande percentual são utilizados sem transparência, sua grande maioria com  dispensa de licitação de forma muito duvidosa. 
Dos empréstimos, mais de 60% das autorização de endividamento concedidas pela Assembléia Legislativa não conseguiu se materializar.
Diante de tanta incompetência, distribuir recursos para as prefeituras realizarem as obras é um auxilio que as prefeituras estão dando ao Governo Estadual, uma vez que caso esses recursos não fossem repassados em convênios, não seriam utilizados como não foram tantos recursos. 
Não tenho nenhum vinculo político com o Prefeito Sancler, mas as estocadas que ele recebeu no comício de Ana Julia não se justificam.
Sancler, como todos os outros prefeitos têm auxiliado o Governo a dar bom destino aos recursos, alias, convênio existem exatamente para isso, a descentralização de recursos para sua melhor utilização. 

5 comentários:

Anônimo disse...

Pacheco, deixa de puxar o saco do Sanclér, o que o povo quer saber é onde anda o dinheiro da prefeitura, com o teu texto fica claro a aproximação do PMDB de Tucuruí com o Sanclér. Aliás, tenho dúvidas sobre a origem do texto.

Osorio Pacheco disse...

Meu caro anônimo, obrigado pela visita.
Não se trata de puxar o saco de ninguém, a discussão do destino dos recursos municipais não está sendo questionado mas sim os recursos estaduais aplicados no município, como em muitos municípios.
Convênios existem exatamente para isso, trazer a aplicação dos recursos mais próximo do usuário, ou seja o munícipe.
Esse governo que tem a marca de incompetência na transformação de recursos disponíveis em recursos aplicados tem mesmo é que agradecer aos prefeitos que conseguem faze-lo com mais desenvoltura.
Até os Estados administrados com competência fazem convênios, exatamente pela eficácia do sistema, da proximidade do usuário final do benefício, agora imagine de um Estado mal administrado onde tudo emperra, não fossem os municípios para realizar alguma coisa, seria o caos.
Quando publico textos que não são meus, eu dou o credito ao autor.
Não é meu habito discutir com anônimos, mas como vc. discordou de forma educada em seu comentário me dei o trabalho de esclarecer.
volte sempre e quando puder, identifique-se.

Anônimo disse...

Vai te acustumando com o Sancler, pós é ele quem vai da as ordem em vc, ele que vai ter moral com o Jatene.

Anônimo disse...

E com essa visão que o PMDB de Tucuruí, vai de mal apior!em quanto isso o Sancler debocha de vc do Parsifal, e de todo o PMDB.

Osorio Pacheco disse...

Amigo Anônimo das 23:11 hs. O Sancler certamente terá respaldo do governo Jatene, não vai me dar ordens porque não trabalho na Prefeitura.

Anônimo das 23:18 hs,por seu comentário percebo que vc gostaria que estivéssemos atrelados aos petistas. Quanto ao PMDB de Tucuruí, não vou discutir com anônimo, identifique-se que podemos dialogar.