quarta-feira, 17 de novembro de 2010

RECUPERAÇÃO DE DROGADOS


Existe em Tucuruí um Centro de Recuperação de Drogados, se chama Centro de Recuperação Novo Caminho.
A instituição abriga no memento 17 internos, dependentes de várias drogas.

Soube da existência da instituição a partir de uma visita que fizeram a Igreja Evangélica Deus é Vida, onde eu também me fazia presente.
Posteriormente deparei com pessoas arrecadando recursos no semáforo, me interessei e fui até lá.

Fica localizada na Rua Bahia, no Getat, ou melhor na Vila Rural, quase chegando no presídio.

O que lá vi me sensibilizou. é tudo é muito improvisado, muito carente, porem tudo feito com muita dedicação.
A Centro de Recuperação Novo Caminho faz uma atividade de reciclagem de garrafas PET, transformando as garrafas em vassouras.
Essa atividade tem vários objetivos: Limpa a cidade, retirando garrafas PET  no meio ambiente, proporciona terapia ocupacional aos internos e com a venda das vassouras, ajuda a financiar a instituição.

Discutindo o assunto com o dirigente da Casa, Pastor Davi, traçamos um plano para recolher PETs e vou aqui expor:
Construiremos dois recipientes, tipo gaiola, grande e telada e coloca-las uma na Praça do Rotary e outra na Feira Municipal.
Conseguimos a doação de uma máquina de fazer Algodão Doce, faremos a divulgação e incitaremos as pessoas a recolherem PETs e as crianças ganharão Algodão Doce a cada X garrafas entregues, o objetivo é colocar as juventude a recolher PETs para doação. 

Outros pontos de coleta deverão acontecer, dependendo do interesse de parceiros que possam surgir.
Hoje o Rui Barroso que tem um comércio na Nova Tucuruí se manifestou interessado em construir um recipiente para receber doações e distribuirá pirulitos para as crianças que doarem PETs.
A quem interessar em participar, com certeza o Centro de Recuperação fornecerá um BANERs orientando sobre o recolhimento de PETs.

O Secretário de Meio Ambiente do Município foi simpático a iniciativa, deverá fornecer a respectiva licença ambiental e também, quando da implantação da coleta seletiva, em fase de planejamento, deverá doar parte das PETs recolhidas ao Centro de Recuperação Novo Caminho, as tratativas para tal já foram iniciadas junto ao Secretário Edilson Braga Junior.  

O assunto ainda está muito incipiente, porem evoluindo muito bem.

Neste momento devemos agradecer ao Cine Foto Vaz que se propôs a doar a máquina de fazer Algodão Doce, a Arte Bener, que propôs doar o projeto e material (telas)  para os recipientes de coleta.

As pessoas que se interessarem em participar de alguma forma com idéias e ações, entrem em contato, pelo e-mail osoriopacheco@mconline.com.br

Agradeço a todos,,,,,

Nenhum comentário: