quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

LULA COMEMORA BOLSA FAMÍLIA FAZENDO DEMAGOGIA

Artigo do Jornalista Josias de Souza descreve o aniversário do Bolsa família, ocasião em que o presidente aproveita para criticar a imprensa e fazer proselitismo e sugere que Lula sem os afazeres da presidência poderia substituir o humorista, agora deputado Tiririca, na emissora de TV do companheiro Macedo.
leia abaixo parte do texto:


Comparou o Bolsa Família a uma das sete maravilhas do mundo, a muralha da China: "É um processo que começou. É como a construção da muralha da China...”

“...Se ficasse uma pessoa olhando o tamanho daquela muralha, ele [sic] jamais colocaria o primeiro tijolo. Ele só começou porque ele foi ousado. E eu acho que nós fomos ousados".

Recordou o início de sua gestão, quando o programa atendia pelo nome de Fome Zero e era gerido pelo petista José Graziano.

Disse que, por vezes, depois de ler as críticas dos jornais, Graziano entrava em seu gabinete com o coração aos pulos, a ponto de “ter um infarto”.

Afirmou que algumas das notícias da época criticavam o Fome Zero “por ignorância”. Outras, por “um pouco de má-fé”.

Acomodou num terceiro lote as reportagens que, motivadas por interesses políticos, sustentavam que o programa não daria resultado por ser “populista”.

Em vez de reclamar, Lula deveria render homenagens à mídia. O Fome Zero revelou-se um rematado fiasco.

De resto, Lula homenagearia a si mesmo se recordasse o que dizia no passado sobre os programas que se restringiam à distribuição de alimento.

Para seu azar, há a internet. Quem quiser, pode ouvir esse Lula pretérito que o atual se abstém de recordar. Em 2000, dizia coisas assim:

“Lamentavelmente, no Brasil o voto não é ideológico. [...] Você tem uma parte da sociedade que, pelo alto grau de empobrecimento, é conduzida a pensar pelo estômago e não pela cabeça...”

“...É por isso que se distribui tanta cesta básica, tanto ticket de leite. Isso, na verdade, é uma peça de troca em época de eleição. [...] Você despolitiza o processo eleitoral...”

“...Você trata o povo mais pobre da mesma forma que Cabral tratou os índios quando chegou no Brasil, tentando distribuir bijuterias e espelhos para ganhar os índios. Eles distribuem alimentos”.

O grande salto foi dado no instante em que, sob Lula, o governo evoluiu do Fome Zero para o Bolsa Família, resultado da unificação de programas lançados na era FHC (Bolsa Escola, Bolsa Alimentação, Vale Gás...).

No melhor estilo “nunca antes na história...”, Lula apaga da gênese do Bolsa Família esse DNA tucano. Apaga o antecessor, Cabral e até os índios. Finge que descobriu o Brasil em 2003.

Para seu desassossego, há a internet. Quem quiser pode assistir à cerimônia de lançamento do Bolsa Família. Verá que o programa brotou não da cabeça de Lula, mas de uma reunião com governadores.

Verá mais: a ideia de acomodar sob o guarda-chuva de um cadastro único todos os programas sociais existentes à época foi oferecida a Lula por um grão-tucano: Marconi Perillo.

À época governador de Goiás, Perillo mereceu de Lula um agradecimento especial. O presidente afagou-o em discurso.

Hoje, Lula acomoda Perillo, de volta ao governo goiano, na lista de desafetos. Faz pouco da imprensa e distribui gracejos à oposição.

Lula ainda não se deu conta, mas, livre dos afazeres de presidente, poderia substituir Tiririca, agora eleito deputado, nos programas humorísticos da emissora do companheiro bispo Macedo.

-

8 comentários:

Anônimo disse...

Bolsa-boquinha

A governadora derrotada do Pará Ana Júlia Carepa (PT) se pega a todos os santos para tentar uma vaguinha no ministério. Mas Dilma reluta até mesmo em destinar a ela um cargo de terceiro escalão.

BLOG DO CLAUDIO HUMBERTO

Anônimo disse...

Bolsa-boquinha

A governadora derrotada do Pará Ana Júlia Carepa (PT) se pega a todos os santos para tentar uma vaguinha no ministério. Mas Dilma reluta até mesmo em destinar a ela um cargo de terceiro escalão.

BLOG DO CLAUDIO HUMBERTO

Anônimo disse...

Pacheco, larga de ser burro , e para de falar mal do maior político do brasil, ninguem já não te aguenta mais dentro dos teus próprios amigos, teus próprios companheiros de partidos, te toleravam hj já não te suporta de tão mala sem alça e antipático que tú é, e ainda comete a inteira burrice de ficar falando mal do presidente que dá vida pro PMDB a nível nacional.
Quem é tu diante do grandioso PMDB? bota o teu rabo entre as pernas e para de queimar o PT, assim o povo e teus amigos sentirão ainda mais antipatia de tu seu burro.
´Vai lá bota teu nome " expressivo", para pleitear a vaga de prefeito de TUCURUÍ, que tu vai cair na real e vê que quem não tem nenhuma simpatia nem com os do proprio partido é tu seu parasita.

Anônimo disse...

tu porem pacheco ja tem nissao para cumpri ternima o conecou banir o pmdb de tucurui

Anônimo disse...

eu creio que essa galera fala desse cara esta certa. sera posivel tudo isso

Anônimo disse...

amigo falar do lula tu logo tu

Osorio Pacheco disse...

Meus queridos anônimos, alguns grosseiros, outros sarcasticos, mas tenho a dizer, essa postagem é uma reprodução da Folha de São Paulo, do jornalista Josias de Souza, caso vocês não tenham percebido.
Admiro o Lula, mas faço sim minhas criticas, ninguém é perfeito, alias, perfeito só eu.
Um grande abraço aos anônimos, rogo que em 2011 vocês criem coragem e se identifiquem,

Anônimo disse...

Ola sr Pacheco tudo bem ??muito legal o sr conceguiu incomodar rz rz muito bom se não fosse o sr. nos não conhecia-mos os criticos, so que chingar e ainda publicar e um mal sinal,um concelho se quizerem ( a maldade mata mais que os enfarte) ha ha ha ate mais Abraços...Claudio.