segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

A coordenação de Dilma se limita a Ministros do PT


Do blog de Josias de Souza


Dilma volta a reunir Ministros do PT
José Cruz/ABr

Dilma Rousseff volta a reunir nesta segunda (10) o núcleo de coordenação de seu governo. Será o segundo encontro do gênero.

No primeiro, realizado na semana inaugural da nova gestão, produziu-se a foto acima. Uma imagem que incomodou o PMDB.

Compõem a cena, além de Dilma e do vice Michel Temer, a ministra Helena Chagas (Comunicação Social) e cinco ministros do PT.

São eles: Antonio Palocci (Casa Civil), Luiz Sérgio (Relações Institucionais), José Eduardo Cardozo (Justiça), Guido Mantega (Fazenda) e Miriam Belchjior (Planejamento).

Líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN) sugeriu a inclusão de um representante de seu partido: o ministro Edison Lobão (Minas e Energia).

O petista Luiz Sérgio tachou de “indevido” o pedido de Henrique. O deputado não se deu por achado:

“A sugestão é construtiva. Podem achar o que quiserem, mas não vou deixar de falar o que considero bom para o nosso governo...”

“...A fotografia que saiu mostra apenas ministros do PT. Quem vê fica pensando que é uma reunião do PT. O governo tem dez partidos”.

Henrique diz que não advoga em nome de seu partido: “Acho que tem que incluir mais gente. Não precisa ser do PMDB se não quiserem...”

“...Pode ser o [ministro Carlos] Lupi, do PDT. Ou o [Fernando] Bezerra, do PSB. O importante é que seja uma coordenação do governo, não do PT”.

Para Henrique, Dilma só tem a ganhar se forem levadas a ela pontos de vista que reflitam a pluralidade do consórcio partidário que lhe dá sustentação.

“Se é para trocar informações que ajudem o governo a formular suas análises, uma coordenação só de ministros do PT estreita o campo de visão...”

“...Será bom para o governo incluir na coordenação pessoas que tragam uma visão política e ideológica diferente da do PT. O governo não é só o PT”.

2 comentários:

Anônimo disse...

O PMDB de hoje é um partido apenas para completar time reserva,não tem mais bagagem para ser titular.

Osorio Pacheco disse...

Anônimo das 21:29 hs.
Discordo do senhor, Falta ao PMDB uma liderança nacinal,todavia é o maior partido do congresso nacional e deve exigir seu espaço.
Se o PMDB fizer corpo mole a Dialma dança.