quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Economia Brasileira - Futuro nebuloso

Ao mesmo tempo que os índices econômicos mostram um cenário espetacular, as previsões indicam um cenário nublado e preocupante.
Estatísticas do IBGE:

A taxa de desemprego fechou o mês de dezembro em 5,3%, informa o IBGE. Na média anual, o índice ficou em 6,7% o mais baixo em oito anos.
Na mesma galeria de informações vieram duas informações positivas: cresceu o emprego formal , com registro em carteira e aumentou a renda do trabalhador.

Simultaneamente o FMI e o IPEA prevêem:

O Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas - IPEA - Ligado ao Governo prevê que a inflação de 2011 vai fechar acima do centro da meta oficial, que é de 4,5%.
O Fundo Monetário Internacional - FMI alterou para o alto sua estimativa para o déficit fiscal brasileiro: 3,1% do PIB.  1,9 % acima do que previra há dois meses.

O FMI anotou em seu texto que a “deterioração” das contas do país é “especialmente pronunciada”.
O que aconteceu?
O espetáculo de crescimento ameaça virar cinzas?

Essas informações com certeza estão tirando o sono de nossa presidente, entretanto quando a Ministra do Planejamento Miriam Belchior anunciou possíveis cortes no PAC, Dilma repetiu três vezes em público: 
"Nós não vamos contigenciar o PAC."

Ajustar desequilíbrios exige sacrifícios, enquanto a Presidente limitar a abrangência do contingenciamento, o ajuste será mais demorado e mais penoso.
Porque não o PAC, por ter sido uma bandeira de campanha?

Descuidamos do equilíbrio para mostrar aos eleitores que nossa situação econômica era muito superior a realidade, permitindo expansão exagerada no meio circulante, no crédito, propiciando a população uma sensação de fartura, faustosidade, bem estar. 

Para evitar a uma situação de retrocesso na economia teremos que puxar o freio, contigenciar em todo lugar onde haja orçamento, no PAC ou fora dele.  

Afinal, não éramos tão espetaculares, brincávamos de ricos.

  

2 comentários:

Anônimo disse...

O que que tu entende de econômia?, tu só sabe puxar saco e queimar os outros.

Osorio Pacheco disse...

Anônimo das 16:37 horas
Visite sempre mas poupe-se de fazer comentários querendo me agredir.
Se é que vc conseguiu ler e entender, contraponha o artigo se puder.