terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Políticos e eleitores, uma relação de dependência


Os grupos políticos independentemente de partidos, diferentemente dos grupos sociais e familiares se aglutinam por interesses políticos e muitas das vezes, interesses financeiros.
Em uma situação sócio-econômica de baixa taxa de empregatividade, como no Brasil, as pessoas se aproximam do políticos e seus grupos muito mais a procura de ações de favorecimento pessoal de que propriamente por coincidência de idéias, o que faz o grupos relativamente frágeis. 
As pessoas procuram os políticos em busca de favores e os políticos atendem as pessoas por interesse eleitoral, criando um circulo vicioso que ambos são reféns uns dos outros.
O político que consegue sobressair em uma ampla área, por sua atuação política, seus talentos pessoais, sua oratória, suas posições diante dos problemas coletivos, conseguem conquistar um eleitorado que vota pela sua postura são menos vulneráveis a dependência, por outro lado, o político que aglutina eleitores com favores, sem muita postura ou ideologia acaba refém dessas pessoas.
Aqueles que eram seus seguidores, quando não recebem os benefícios, especialmente emprego, muitas das vezes ficam revoltados e tornam-se inimigos do político que antes era seu lider.
Ninguém consegue se livrar totalmente desse tipo de cobrança, entretanto quando o político não tem propostas que beneficiem o coletivo e ideologia, são fadados a esse tipo de questionamento.
Esse comportamento fragilisa a democracia brasileira e empobrece a política.
Somente uma revolução pela educação e uma melhor distribuição de renda e oportunidades poderá romper esse circulo vicioso que aflige a República Brasileira e libertará do cativeiro políticos e eleitores.
Cabe ao congresso nacional acelerar a reforma política e criar condições para nossas eleições sejam menos fisiológicas.

2 comentários:

Anônimo disse...

gostaria que foce asim sinplismente o politco se cantitari e sem apoio de minguen ganlhace mais nao easim pois ele precisao de de muitos e todos queren nao porque sinplismente queren mais porque trabalharao nao e verdade nao e verdade , nao e verdade...

Anônimo disse...

gosto de vc pacheco mais gosto do miguel pois ele nao coloca oque nao gosta tu sim... tu e o CARRA