segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Transporte Público, muito a desejar!!!!


Estuto feito pelo Ipea revela que, na última década, os gastos do brasileiro com transportes se igualaram à despesa com alimentação.
Em 2000, o cidadão gastava, em média, 18,7% de seu orçamento para se locomover e 21,1% para comer.
Em 2010, os dispêndios com transportes subiram para 20,1%. E o pedaço do orçamento consumido em comida caiu para 20,2.
Pesquisa nacional detectou que 44,3% da população tem nos transportes públicos seu principal meio de lomoção. O índice é maior no Sudeste: 50,7%.
A despeito disso, a quantidade de ônibus em circulação no Brasil cresceu menos na última década do que o volume de veículos particulares.
Para cada ônibus novo que chega às ruas, surgem 52 automóveis. Verificou-se uma mudança no perfil da composição da frota particular.
Em 2000, os carros correspondiam a 62,8% do total de veículos do país. As motos somavam 13,3%.
Hoje, os automóveis respondem por 57,5%. A quantidade de motocicletas quase que dobrou: 25,2%.
Agora, há nas ruas das cidades brasileiras um ônibus para cada 427 habitantes. Em 2000, havia um para 649 pessoas.
A proporção de automóveis é, hoje, de um para cada 5,2 habitantes. Há dez anos, havia um caro para cada 8,5 pessoas.
Divulgados nesta segunda (24), os dados do estudo indicam que quase 50% de todos os usuários de ônibus encontram-se na região sudeste.
A maioria dos que usam motos (43,4%) mora em cidades do Nordeste. Estão nessa região também o grosso dos que se declaram adeptos da bicicleta (45,5%).
Perguntou-se aos entrevistados qual o meio de transporte que mais utilizam para se mover em suas cidades.
No total nacional, depois dos transportes públicos (44,3%), vieram o carro (23,8%) e a moto (12,6%). A seguir, uma curiosidade:
O número de brasileiros que declaram que se movimentam a pé (12,3%) é maior do que a taxa dos que disseram utilizar a bicicleta (7%).
A proliferação dos carros exerce sobre a percepção das pessoas um efeito instantâneo: 69% disseram enfrentar engarrafamentos diários.
O que há de mais revelador nas dobras do estudo do Ipea é o reforço de uma evidência: o Brasil é um país por fazer em matéria de transportes públicos.
Fonte: IPEA - Instituto de Pesquisas Economicas Aplicadas

2 comentários:

Anônimo disse...

tu de novo em pachecao vai colocar o gualberto na jogada em e melhor do que esta so nao fala que foi ideia dua se nao , nao cola

Osorio Pacheco disse...

Amigo, obrigado pela visita.
Em absoluto, a idéia de aproximação do Gualberto não é de uma pessoa, é fruto de seu desempenho político eleitoral e a aproximação política é uma ação partidária, isso não tem pai nem padrinho, tem sim a aprovação e a concordância do partido em todas as esferas.