sábado, 9 de outubro de 2010

O TIRO SAIU PELA CULATRA

Em Tucuruí tivemos uma penca de candidatos a Deputado Estadual, dentre os candidatos da terra tivemos:
Deley, Gualberto. Joilson, Roquevan, Parsifal Pontes, Elton Braga.

O único candidato eleito foi Parsifal Pontes, mesmo tendo uma votação menor que das outras eleições, 2969 votos em Tucuruí, conseguiu se eleger exatamente porque deixou de ser o "candidato da terra" e buscou votos em muito municípios.
Essa  busca de votos em muitas localidades faz com que o político se apresente de forma diferente, de uma forma mais política e menos paternalista e clientelista.
O candidato que busca votos onde ele não tem a intimidade com as pessoas, faz com que sua proposta seja obrigatoriamente mais política, de propósitos e propostas políticas e poucos ou muito menos favores.e clientelismo.
Foi exatamente a proposta de Parsifal para ganhar esta eleição. Uma proposta política, de compromissos políticos, acompanhado de políticos de cada localidade. 
Parsifal foi o único eleito na PA 263 e na PA 269, além de ser o mais votado da PA 150.
Houveram políticos em vários municípios, como em Tucuruí, que tiveram mais votos que Parsifal, todavia como em Tucuruí, não foram eleitos, são os chamados candidatos da Terra.
Em Tucuruí, Parsifal, em outra eleição,  também já foi candidato da Terra, bem votado e derrotado.
Mudou de patamar.
Especialmente em Tucuruí, onde Parsifal já foi Prefeito duas vezes e nasceu aqui, essa migração é conflitante e fere muitos interesses e o emocional de vários correligionários e acredito eu que no íntimo o emocional do próprio candidato, porem faz parte do ônus do crescimento político.

Outros políticos locais foram votados em Tucuruí, tais como:


Deley         8.241 votos
Roquevan   6.660 votos

Gualberto   6.525 votos                                                 
Joilson        4.662 votos
Elton Braga    832 votos

Minha opinião, todos se credenciaram porem Deley e Gualberto se credenciaram a concorrer a Prefeitura com bastante desenvoltura e potencial para derrotar o prefeito, bastará que eles tenham gás e consigam manter a popularidade até as eleições. 

Quanto ao Roquevan, quando a população entender que o Cheque Moradia é uma mentira, essa popularidade se dissolve..  

Joilson, foi votado razoalvelmente, ficou conhecido com as duas candidaturas a prefeito, um dos candidatos que o palácio dos Despachos plantou para tirar votos de Parsifal, não vejo como ameaça a reeleição de Sancler. 

Enfim, todos esses candidatos,além dos outros seis do PT que tiveram comitê em Tucuruí,  de alguma forma receberam algum tipo de apoio do Gabinete da Governadora para tentar deseleger Parsifal, o tiro saiu pela culatra.  

6 comentários:

Anônimo disse...

é GUALBERTO e não Goalberto..aprenda pelo menos a escrever o nome das pessoas antes de publicar.

Osorio Pacheco disse...

Anônimo das 9:58 hs.
Obrigado pela visita e pela lição,

Anônimo disse...

E O Claudinei voce desconsiderou?

Osorio Pacheco disse...

Amigo visitante anônimo das 18:14.
Obrigado pela visita.
Não desconsiderei o Claudiney, ele tem um enorme potencial e sai como vencedor nesta eleição, todavia nesta postagem fiz referência somente aos candidatos a Deputado Estadual.

Anônimo disse...

amigo tucurui teve um deputado eleito i foi roquevan
por q o pasifal não é de tucurui ele
é de EUA é lá q ele faz á lavagen do dinheiro
meu candidato deley não ganhou mais na procima vai ganhar

Osorio Pacheco disse...

Anônimo das 18:03 hs. Engana-se o Roquevan não foi eleito e seu deputado Deley, mesmo com o derrame de dinheiro também não.
Aprenda a escrever, próxima escreve-se com x.