quinta-feira, 25 de novembro de 2010

CADA QUAL NO SEU QUADRADO

Várias situações de quebra de empresas têm se verificado porque alguns empresários ávidos de poder, muitas vezes de ávidos de notoriedade, bem sucedidos em suas atividades principais, incorporam a o perfil de Grupo Econômico e saem por aí comprando e montando empresas com atividades completamente distintas daquelas que lhes fizeram prosperar. 

Hoje foi a leilão em um tribunal Trabalhista em São Paulo, uma fazenda do ex-presidente da Vasp, Wagner Canhedo, a Fazenda Piratininga, cujo lance mínimo foi de 430 milhões de reais e o valor de avaliação é de 630 milhões.
A propriedade 130 mil alqueires, com estrutura empresarial e operacional invejável, abriga um rebanho de 70 mil cabeças de gado Nelore.
Nos meus tempos de madeireiro, forneci madeira para porteira e curral dessa fazenda, que possuia mais de 1500 porteiras, todas de IPÊ.

Canhedo, um bem sucedido empresário do ramos de transportes terrestres em Brasília, com uma Empresa de Ônibus Urbanos, a Viplan e também transporte de grãos, tendo como cliente a Cobal, responsável pelo armazenamento e locação dos estoques estratégicos do Governo Federal, um negocio milionário, já era proprietário da referida fazenda..
Por vaidade, por querer ser o grande capo de um Cia. Aérea, adquiriu do Governo do Estado de São Paulo a Vasp, passou por grandes dificuldades, esteve até preso por ser depositário infiel ao tentar sobreviva da Vasp. Hoje teve o seu maior patrimônio leiloado.

Silvio Santos de apresentador quis ser banqueiro, quebrou e hoje, aos 80 anos,  tem todo o seu patrimônio pessoal comprometido com o Fundo Garantidor.

Antônio Ermírio de Moraes, o maior industrial do país, disse em uma entrevista que no Brasil os Bancos ganhavam muito, resolveu ser banqueiro, o BV, se não é o Banco do Brasil comprar o controle do Banco BV, estaria igual ao Silvio Santos. 

Ser empreendedor não é aproveitar o dinamismo de um negócio de sucesso e sair comprando outras empresas, ser empreendedor é investir com segurança, é vislumbrar oportunidades possíveis e torna-las reais.

Dos três exemplos citados, dois deles entraram no ramo de atividade que lhes levaram a desgraça por vaidade, um ex camelô e outro ex-motorista, precisavam de fortalecer o ego. 
Já o terceiro exemplo, por ganância e inveja

Assisti no escritório dos Canhedo em Brasília o clima de vaidade de terem adquirido a Vasp, não podia imaginar que acabaria como acabou. 


Um comentário:

Anônimo disse...

Lembro a Clô da novela das 8, que não quer ser simplesmente rainha do lixo e leva seu marido a aventuras empresariais em outras áreas.