Uma pessoa, normalmente muito maquiada, geralmente mulheres, mostra naquele momento o que efetivamente não é. A maquiagem tem esse poder.
Nas cidades, obras de objetivo superficial, tidas como obras de mero embelezamento sem o acompanhamento das respectivas obras estruturantes, são como as mulheres muito maquiadas e terão problemas no futuro.
As mulheres muito maquiadas, depois de alguns anos, quando lavam o rosto ficam irreconhecíveis, por ficarem feias também se deprimem, deprimidas adoecem, doentes abreviam seu período produtivo e até a podem prematuramente nos deixar.
As cidades que não fazem obras estruturantes na proporção de suas necessidades, quando sai a tinta e as reais necessidades se avolumam ficam também irreconhecíveis no aspecto social.
O Desenvolvimento fica prejudicado, os habitantes ressentem da falta da estrutura e depois de algum tempo, cai a qualidade de vida e instala-se o caos, um retrocesso.
O instituto da reeleição contribui substancialmente para que os gestores ávidos de poder atropelem todo e qualquer bom senso, buscando a popularidade a qualquer custo, com obras de mero embelezamento e funcionalidade menos importante, sem a proporcionalidade adequada de obras estruturantes.
A médio prazo a sociedade pagará pelo equivoco e o preço é muito caro.
Esse conceito é válido para todas as esferas da administração brasileira, municipal, estadual e federal.
Em Tucuruí, como em todas as cidades, a Câmara Municipal deve apreciar o orçamento para 2011, neste próximos dias que nos distancia do natal, é importante que os vereadores e a sociedade como um todo fiquem atentos na análise da peça orçamentária que o executivo está propondo e sempre que necessário, façam as devidas emendas.
É a principal função dos senhores vereadores e o orçamento determina o rumo do município para o próximo ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário