quarta-feira, 17 de março de 2010

O GOVERNO MICOU - virou mico

Os títulos, papeis financeiros são documentos que prometem liquidação em um tempo.
Para que valham, é preciso que o mercado acredite que aquele título será honrado no prazo e nas condições estabelecidas.
Os tais títulos têm um valor de face, ou valor nominal, que é o valor monetário do título, que pode ser em reais, em dólares, ou qualquer outra moeda. 
Têm um valor de mercado, que representa o valor que determinado título vale hoje.
A equação que determina esse valor é composta do prazo de liquidação, os juros que o título remunera e a credibilidade que o mercado tem naquele título.
Com esses títulos, quando eles têm credibilidade, podem ser utilizados para pagar contas, para garamtir empréstimos, para lastrear cauções em licitações públicas, dentre uma infinidade de usos financeiros. 
Determinados títulos podem em um determinado momento, perderem completamente seu valor dado o descrédito que o mercado passa a ter na instituição responsável pela liquidação do título.

No programa de reforma agrária, os proprietários recebiam o valor da terra quando desapropriada em um título chamado TDA - Títulos da Dívida Agrária. Dado a falta de orçamento para honrar esses títulos, de uma hora para outra, esses títulos perderam completamente seu valor por descrédito do mercado na capacidade do INCRA de cumprir com os compromissos representados pelas TDA's. 
O título MICOU, virou um mico.
Muitos outros títulos também micaram.

No Pará hoje depois de reprogramar o pagamento dos precatórios do tesouro de Estado, esses títulos também micaram, ninguém mais quer, para nada. 

Se comparássemos a credibilidade política do Governo do Estado do Pará e atribuíssemos um valor nominal para essa credibilidade, comparássemos  com a credibilidade avaliada pelo mercado, podemos dizer que o título GOVERNO ANA JULIA/PT, MICOU, não serve mais para nada, ninguém quer receber em conta, ninguém quer usar como  caução, ninguém, quer se aproximar e os que se aproximam,  o fazem desconfiados porque esse verbo MICAR é contagioso. 

Nenhum comentário: