domingo, 21 de fevereiro de 2010

Prendem, não o individuo, mas o Dinheiro dele, depois mandam soltar pela sua gratidão eterna e seu voto

Estive presente juntamente com o Engenheiro Miguel Rodrigues, presidente do PMDB de Tucuruí, em uma reunião do PCdoB e MAB com pescadores onde se discutia o corte feito no pagamento da indenização aos pescadores por ocasião do defeso.
Presentes aproximadamente 100 pessoas, no Salão da Maçonaria, na Rua Sete de Setembro. 
Esse pagamento é feito pelo FAT, Fundo de Amparo aos Trabalhadores, durante o período de reprodução dos peixes, protegendo assim as espécies e a população de pescado nos mananciais.
Este ano foram cortados em Tucuruí e Breu Branco, segundo os pescadores presentes, mais de 2000 benefícios.
A fraude em tais benefícios é notória, na região onde existem aproximadamente 3500 pescadores e pescadoras e 8 mil são beneficiários. Todavia os cortes foram feitos de maneira aleatória e pela queixa dos presentes, foram cortados os verdadeiros pescadores e os pescadores fraudadores continuam recebendo o benefício.
Afirmam os pescadores que isso não é nenhum instrumento de moralização da conhecida fraude e sim uma repetição do antigo costume de mandar prender e mandar soltar.
Como não se pode mais mandar prender as pessoas, predem o dinheiro delas e em um certo momento aparece alguem que resolve o problema, manda pagar e indica um político a ser votado, responsavel pelo façanha. Por conhecidência, o mesmo que mandou interromper os pagamentos. 
Ouvi dos pescadores presentes da existência de corretores de benefício, são pessoas que encontram possiveis beneficiarios, providenciam a documentação, os cadastros necessários, incluem famílias inteiras no benefício, fradulosamente e devidem os recursos no dia do pagamento.
Segundo os presentes, esses continuam recebendo. 
Somente para esclarecimento, o valor pago a título de indenização pelo defeso a cada pescador passa de R$ 2.000,00 e em uma mesma casa, muitas das vezes existem 3 ou 4 beneficiários e existem corretores responsáveis por até 500 benefícios.
Mesmo com os possíveis exageros de quem está sendo lesado em seus direitos, a existência de corretores de benefício fraudado, mesmo que fosse de somente um benefício, é acintoso..     

Nenhum comentário: